Levantamento é da Kantar Ibope Media. Gênero representa 26% do consumo na tv
27/04/2023Entre os cinco principais temas de interesse para consumo na mídia, os Noticiários dominam a preferência, marcando presença em duas posições: 1º Noticiários nacionais e locais, 2º Esportes em Geral, 3º Noticiários internacionais, 4º Estudos acadêmicos/Educação e 5º Futebol. De acordo com o Target Group Index Global Quick View, que traz dados de 35 países, o Brasil está na 1ª colocação na leitura de notícias via internet, com 80% dos usuários de internet lendo notícias online.
Quando falamos em televisão, mais de um quarto do total do
tempo dedicado a canais lineares (canais abertos e fechados) em 2022, ou seja,
26%, foi para o gênero jornalístico, que ocupou 9% da grade de programação no
mesmo período. O índice de intensidade de consumo é de 287 – qualquer número
acima de 100 é considerado positivo.
Em 2022, houve um incremento de 5,2% no tempo médio de
consumo de canais jornalísticos, liderado principalmente pelo aumento do
público assistindo a reportagens, 6'48" em 2021 para 19'53" em 2022,
e debates, 11'58" para 17'11", motivado em grande parte pelas
eleições.
Regiões
Já no primeiro trimestre de 2023, as regiões metropolitanas
com maior alcance médio diário no gênero jornalístico foram Salvador (5%),
Recife (4,2%), Rio de Janeiro (4,1%), Vitória (4%) e Curitiba (3,9%).
Considerando o tempo médio diário, o Rio de Janeiro possui o maior consumo
entre essas praças (37'37''), seguido de Salvador (36'02''), Vitória (35'30''),
Curitiba (34'55'') e Recife (31'23'').
Publicidade
O alto consumo desse conteúdo jornalístico também chama a
atenção das marcas para anunciar e atingir o consumidor. Em 2022, 34% das
inserções na TV Aberta foram feitas em programas jornalísticos, com destaque
para as categorias: Super, Hipermercados e Atacadistas, Campanhas Públicas,
Serviços de Saúde, Lojas de Departamentos e Outros Serviços ao Consumidor.
Repórter: Tela Viva