Estudo é da Nielsen e mostra tendência no Brasil
18/04/2023Mais de três horas diárias na CTV
Ainda que o ambiente de TV Conectada, baseado em streaming,
tenha uma audiência fragmentada entre diversos títulos – que são acionados em
diferentes horários –, o estudo destaca uma concentração de audiência entre 20h
e 00h. Com isso, é possível indicar essa faixa horária como o até então
indefinido “Prime Time” em CTV.
Entre os conteúdos mais assistidos, a predominância está em séries e filmes, vistos por 79% dos entrevistados que assistem TV Conectada. Porém, destacam-se também outras vertentes com grande visibilidade, como Esportes, com 57%; Noticiários, com 40%; Música e Shows, com 26%; e Novelas, com 21%.
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Múltiplos serviços de streaming por espectador
Entre os serviços de streaming disponíveis no Brasil,
Netflix e Prime Video são ainda os mais assinados pelos respondentes da
pesquisa, respectivamente por 79% e 48% da audiência de TV Conectada. Há,
porém, um movimento grande de fortalecimento dos chamados canais FAST (Free
Advertising-Supported Streaming), gratuitos para o público e suportados pela
exibição de publicidade – que se alinham aos conteúdos sob demanda que também
suportam publicidade, chamados de AVOD (Advertising-based Video On Demand).
De acordo com a pesquisa, esses serviços de streaming já possuem 44% de penetração entre os consumidores de CTV, determinando um equilíbrio entre essa opção e os serviços chamados SVOD (Subscription Video On Demand), que demandam assinatura paga para acesso.
Em média, os espectadores de TV Conectada assinam ou utilizam 2,2 serviços de streaming. Quando indagados se gostariam de ter mais serviços, 63% disseram estar dispostos a assinar novas opções pagas, enquanto 48% têm interesse em ter serviços gratuitos. Metade das pessoas que assinam apenas um serviço de streaming querem se manter assim ou aumentar para dois. Já 43% daqueles que já assinam dois streamings querem ficar com os que já tem ou somar mais um à lista. Entre os que assinam quatro streamings ou mais, 60% têm como preferência continuar com até cinco assinaturas.
Apesar de mais de 80% dos respondentes da pesquisa pagarem
por acesso à internet, apenas 67% deles está satisfeito ou muito satisfeito com
esses serviços. No geral, 53% dos respondentes disseram estar interessados em
melhorar o serviço de internet para ter uma experiência melhor com os serviços
de streaming; 52% dizem estar satisfeitos com o serviço de internet, mas ainda
assim manifestam interesse de melhorar os serviços; e 59% dos que estão
insatisfeitos ou muito insatisfeitos buscam melhores serviços de internet.
A TV Conectada é um ambiente de publicidade seletiva. E para entender as preferências do consumidor, a pesquisa da Nielsen com a MetaX também perguntou qual seria o momento ideal para ser impactado por propaganda. Para 32% dos participantes, esse momento seria “Ao desligar a TV”, enquanto para 22% seria “Ao ligar a TV” e, para 20%, “Antes de começar um filme”. 11% da audiência indica que as mensagens publicitárias deveriam aparecer “No meio da programação, como um intervalo comercial tradicional”. Já 7% sugerem que a veiculação seja “Entre os episódios das séries”.
Adicionalmente, os respondentes revelam a combinação ideal
para os anúncios: 23% deles explicam que a publicidade deve envolver algum
aspecto de tecnologia da marca; 20% esperam que os anúncios sejam divertidos; e
14% esperam que os anúncios explorem a presença de um QR Code.
Repórter: portal Making Of