Terceira edição destaca crescimento publicitário em várias frentes, incluindo o rádio
30/03/2023O relatório Inside Advertising 2023 que será apresentado
pela Kantar IBOPE Media mostrou que no ano de 2022, as marcas investiram cerca
de R$ 74,1 bilhões em espaços publicitários no Brasil, resultando em uma
variação positiva de 7% em relação ao ano anterior. Os dados colaboram com a visão
positiva vista pela publicidade em outras frentes, como o levantamento da
Digital AdSpend Brasil que apontou crescimento da publicidade digital no Brasil
no ano passado.
Segundo o relatório, o aumento do investimento não se deve
apenas ao repasse da inflação nas tabelas de preços, mas também à maior
veiculação de peças e à maior ocupação dos inventários. A ocupação dos espaços
publicitários cresceu mais de 10% tanto nos canais digitais como OOH, rádio e,
principalmente, no cinema, que se recuperou após os fechamentos de 2020/2021.
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O monitoramento também mostrou que as marcas mais valiosas do Brasil, segundo o Brand Z 2022, usaram em média 6,5 meios para veicular publicidade, sendo que metade delas utilizou todos os sete meios disponíveis: cinema, internet, jornal, OOH, rádio, revista e TV. Em relação às praças, Brasília (16%), São Paulo (15%), Campinas (11%) e Belo Horizonte (10%) foram as cidades que apresentaram o maior crescimento em investimento publicitário de 2021 para 2022.
Os dados apresentados pela Kantar IBOPE Media foram calculados a partir de uma metodologia proprietária e acordada com o mercado local, que registra as inserções publicitárias exibidas nos principais meios e veículos de comunicação e o preço de tabela de venda, antes de qualquer redução ou desconto negociados, chegando a uma estimativa do investimento destinado à compra de espaço por setores, anunciantes e marcas.
Repórter: Tudoradio.com