Rádio no Mundo - Levantamento detalha diferenças entre mercados grandes e menores no faturamento digital para o rádio

Existe um ritmo de crescimento mais acelerado em mercados médios e pequenos, porém a base inicial comparativa é menor

16/03/2023


 

Um dos grandes desafios para gerar receita em plataformas digitais é ampliar a escala de consumo. Ou seja, quanto mais acessos uma mídia on-line tem, maior é o seu faturamento, excluindo casos específicos de segmentação (mas que ainda necessitam de um número considerável para gerar receita). E esse cenário é exemplificado pela atual situação das rádios AM/FM dos Estados Unidos, onde quem concentra boa parte dos recursos digitais são estações presentes em grandes mercados. Um levantamento divulgado pela Radio Advertising Bureau (RAB) e pela Borrell Associates mostrou esse "abismo" entre as praças.

Para se ter uma ideia do tamanho da importância das vendas digitais para o rádio norte-americano, essa prática deve atingir US$ 2,1 bilhões em 2023, resultado em metade do crescimento registrado pelas emissoras. E em 2022, a média de faturamento digital por emissora foi de US$ 420.375, mas esse valor ofusca a diferença entre as rádios presentes em grandes centros e aquelas que operam em mercados menores.

A diferença: a média de faturamento digital para as estações presentes nos dez maiores mercados dos Estados Unidos foi de US$ 1,2 milhão em 2022. Já para aquelas que atuam em praças menores (classificadas de 301 a 513), o valor médio foi de US$ 85.064 no ano passado, bem abaixo da média geral (de US$ 420.375). A imprensa especializada no setor de radiodifusão repercutiu esses números no início do mês, considerando que as novas informações "oferecem dados mais granulares sobre receita digital por tamanho de mercado". A média em 2022 entre os mercados de classificação 11 a 20 foi de US$ 967.823 em receita digital, seguida de US$ 537.993 nas praças 21-50 e US$ 346.858 naqueles classificados entre 51-100.

Outro detalhe importante é que as taxas de crescimento da receita digital em 2022 também variaram muito de acordo com o tamanho do mercado, com praças de grande a médio porte tendo menos crescimento do que as menores. A taxa dos 10 maiores mercados foi de 18,4%, enquanto aqueles classificados entre 301 a 513 foi de 23,8% nos mercados 301-513. Quanto menor o tamanho do mercado, maior a taxa média de crescimento.

  Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

A princípio, a conclusão de que existem mais recursos nas praças maiores é algo aparentemente óbvio para qualquer segmento econômico, devido à possibilidade de escalas maiores onde existem mais pessoas. Porém, é importante a indústria ter ciência do tamanho das diferenças em números, até para orientar seu planejamento de investimentos para inclusão e participação no digital. E também o que esperar de retorno após esses movimentos, considerando o cenário atual.

Também é importante entender o momento econômico atual e os impactos na venda digital. Recentemente o tudoradio.com repercutiu o tombo da receita on-line entre o final de 2022 e o começo de 2023, com manutenção da expectativa para uma reação a partir do 2º semestre. Esse cenário também pode impactar no tamanho de um investimento on-line e seu possível retorno.

Repórter: TudoRádio

Últimas notícias