Panorama: Rádio FM conta com mudanças em 21 das 27 capitais brasileiras em 2022

Confira as cidades que mais apresentaram novidades no dial FM neste ano

28/12/2022



Assim como nos anos de 2020 e 2021, o mercado acompanhou uma série de novidades no dial FM nas capitais estaduais e também em Brasília. Movimentado em especial pela migração AM-FM e também pela expansão de redes nacionais, o rádio brasileiro viu alguma alteração em 21 das 27 cidades que são sedes de suas respectivas unidades federativas, mesmo número do ano passado. O maior volume de alterações foi visto nas praças de Goiânia (GO) e Curitiba (PR), sendo a primeira mais impulsionada por migrantes vindos da faixa AM e a segunda por expansão de projetos de redes nacionais. Já São Paulo, maior centro populacional e econômico do Brasil, praticamente viu alterações apenas na faixa estendida do FM (eFM). Acompanhe os destaques:

Goiânia foi o local que registrou o maior número de alterações no dial FM. Foram oito mudanças ao todo, considerando as estações que contam com sinal de bom a local na praça (veja no final deste texto detalhes sobre o critério adotado). Das estações originadas na faixa AM, três foram marcas que já atuavam na cidade (Fonte FM 92.3, Rádio Difusora Goiânia FM 95.5 e Rádio Bandeirantes FM 98.7) e uma novidade (Moov FM 101.7). Alterações de canais de FMs que já estavam no ar, casos da Clube FM 95.9 (estava em 95.7) e Positiva FM 99.1 (antes em 98.9) também movimentaram o local e aconteceram para acomodar os migrantes AM-FM.

Com sete alterações notadas em 2022, Curitiba foi a segunda praça com mais novidades, lembrando que a capital paranaense já vinha de estreias em 2021. Quatro das mudanças percebidas em FM foram relacionadas à redes nacionais que se estabeleceram na cidade (Rede Aleluia FM 93.3, Rádio Mix FM 98.3, Antena 1 FM 104.3 e Jovem Pan News FM 107.1). A migração AM-FM teve um papel importante nisso, já que três desses canais ocupados por redes nacionais são originados na faixa AM, mas com parte deles iniciando suas operações entre 2020 e 2021.

São Paulo, o principal mercado do país, contou com cinco novidades em seu dial FM, sendo apenas um relacionado à uma concessão originada na capital paulista: a Rádio Bandeirantes FM 86.3, também migrante AM-FM. As demais emissoras que surgiram no FM ou contaram com alguma mudança transmitem a partir de cidades da região metropolitana. Na lista estão rádios como a Super Rádio FM 80.7, Rádio Vibe Mundial FM 83.1, Nossa Rádio FM 88.5 e Estilo FM 93.3.Não entrou para a lista de mexidas de marca, canal e projetos/formatos a troca de comando da Rádio Disney FM 91.3, que passou a ser gerida pelo GC2 (Grupo Camargo de Comunicação), o mesmo que mantém emissoras como 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 e Alpha FM 101.7. Essa novidade foi concretizada no primeiro semestre deste ano.

Ainda sobre São Paulo, a praça já sabe que terá novidades confirmadas para a virada do ano, ou seja, para os próximos dias. Há o retorno da marca Feliz FM, que vai operar em 92.1 FM a partir de 1º de janeiro. Já a migração AM-FM deverá movimentar o espectro FM já no primeiro trimestre de 2023, como relatou recentemente o tudoradio.com.Já o Rio de Janeiro, que vem de uma série de alterações em 2021, não teve registros de muitas novidades que fixaram em seu dial FM neste ano de 2022. A única menção foi a presença restrita da Rádio Família FM 89.9 de São João de Meriti, uma migrante AM-FM, além das trocas de projeto da 106.5 FM de Miguel Pereira, que está ausente do dial FM até o fechamento deste texto.

Outro detalhe interessante é sobre as marcas de redes que movimentaram as praças de capitais neste ano. Neste caso, a Rede Mix de Rádio foi a responsável pelo maior número de novidades nessas praças, inaugurando estações nas regiões de Belo Horizonte (Rádio Mix FM 90.3), Salvador (Rádio Mix FM 104.3), Curitiba (Rádio Mix FM 98.3), Cuiabá (Rádio Mix FM 93.3) e Grande Florianópolis (Rádio Mix FM 102.3).Ainda sobre redes comerciais, seguindo o panorama visto em Curitiba, praças como Salvador, Cuiabá e Florianópolis tiveram nas marcas nacionais fontes importantes de novidades.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

A Massa FM inaugurou duas estações (Massa FM 100.7 na capital baiana e Massa FM 90.1 em Cuiabá). A CBN teve duas estreias, mas uma em AM (migrou em Florianópolis com a CBN FM 90.3 e retornou ao AM de Salvador). Já as marcas Antena 1, Transamérica, Jovem Pan News, Nativa FM e Play FM tiveram 1 novidade em capitais.T

ambém vale ressaltar as indefinições iniciada em 2022 em dials FM importantes: Recife tem dois canais sem nome fantasia fixado (nos canais 102.1 FM e 97.1 FM, este último de Paudalho) e Belém tem uma nova FM em formato experimental (a 97.1 FM). Já João Pessoa, que não teve mudanças em 2021, está com a expectativa de estreia definitiva da João Pessoa FM 97.7, uma migrante AM-FM.Já Brasília chamou a atenção por ter apenas trocas de formatos em seu dial FM: a Positiva FM 96.5 foi de popular/hits para jovem/adulto-pop e a Mais Brasil FM 101.7 acabou de ter sua marca alterada, assim como seu formato (era Mais Brasil News, como adulto-contemporâneo/jornalismo e agora é de formato popular/hits-jornalismo).

Repórter: Tudoradio.com

Últimas notícias