Em encontro com jornalistas, presidente do TRE destaca papel da imprensa no fortalecimento da democracia

Coletiva reuniu jornalistas para tratar de assuntos relacionados às Eleições 2022

09/08/2022


“A imprensa exerce a função ímpar na nossa sociedade de proteger a informação. E diga-se, informação correta, verdadeira, que contribui para o sempre necessário fortalecimento da nossa democracia”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, ao abrir a Coletiva de Imprensa Eleições em Pauta promovida nesta terça-feira (9), na sede do TRE, em Florianópolis.

O evento, realizado em formato híbrido, reuniu cerca de 300 jornalistas de veículos de comunicação do estado com a Alta Administração do Tribunal. De forma presencial e on-line, os profissionais receberam informações sobre as Eleições 2022 e puderam sanar dúvidas relacionadas ao pleito. Entre os temas abordados estiveram propaganda eleitoral, local e ordem de votação, e-Título (versão digital do título de eleitor), auditorias da urna eletrônica, combate à desinformação e o serviço de chatbot - assistente virtual - criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com o WhatsApp, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral. O número do assistente virtual é (61) 9637-1078.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

No dia 2 de outubro, 5.489.658 eleitores catarinenses irão às urnas para escolher seus representantes na seguinte ordem: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), senador e suplentes (3 dígitos), governador e vice-governador (2 dígitos), e presidente e vice-presidente da República (2 dígitos). O Portal Eleições 2022 pode ser acessado no site do TRE-SC. 

Ao falar sobre os desafios que estão por vir, o presidente da Corte Eleitoral ponderou que os recorrentes ataques à democracia reforçam a necessidade de sua existência e defesa. “A democracia só existe pela ação constante de quem quer preservá-la. E tenho a mais absoluta certeza de que, neste dia, estou diante daqueles e daquelas que compartilham conosco dessa valorosa função”, dirigiu-se aos jornalistas o desembargador Leopoldo Brüggemann.

Repórter: TRE/SC

Últimas notícias