Ministério das Comunicações e Anatel atendem radiodifusores no 18º Congresso da ACAERT

Estruturas e profissionais das instituições foram deslocados para 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, prestando atendimento direto às demandas das emissoras de Santa Catarina

23/05/2022


Foto: Fernando Willadino & Filipe Scotti | Galeria de fotos: https://bit.ly/albunscongresso


O Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, deslocaram estruturas e profissionais para o 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, que é realizado em Florianópolis. No Espaço do Radiodifusor, os dirigentes das emissoras de Santa Catarina têm espaço para resolução de demandas diretamente com as instituições de controle. Procedimentos como renovações de outorgas, transferências, reenquadramento de classe e migração AM FM estão entre os mais procurados. 


Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail


Diretor do Departamento de Outorga e Pós-Outorga da Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, William Zambelli destaca a importância do contato direto para dirimir dúvidas e acelerar soluções.”Nosso trabalho aqui está sendo bastante produtivo, somente nesta segunda-feira serão atendidos cerca de 50 radiodifusores. Estamos tirando as dúvidas sobre procedimentos, como estão os processos no Ministério, deixando claros quais os documentos precisam ser encaminhados e quanto tempo o processo irá levar. Esta aproximação com os radiodifusores é muito boa para que tenhamos uma análise processual mais rápida, encurta o processo”, pontua William Zambelli.


A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, também está presente no maior encontro da radiodifusão catarinense. O Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações Anatel, Renato Sales Bizerra Aguiar ressalta que a oportunidade de encontro direto facilita o trabalho da instituição e a realização das demandas dos radiodifusores.


“Este tipo de iniciativa da ACAERT é fundamental e tem uma importância inquestionável. Quando a Anatel se aproxima do radiodifusor diretamente, elimina-se aquela barreira da distância, com sistemas e processos. Esta interação face a face nos permite dar uma visão ao radiodifusor, que também pode colocar seu problema de forma mais palpável para podermos dar uma solução rápida ou uma perspectiva mais direcionada, acabando com as angústias. É uma iniciativa louvável”, comenta Aguiar.


Uma das emissoras que aproveitaram o Congresso da ACAERT para resolução de demandas é a Rádio Integração, de Jacinto Machado. O assessor jurídico Antônio de Arruda Lima corrobora que o encontro presencial é um facilitador de processos.


“Sempre importante, pois precisamos ter o contato mais próximo para poder tirar as dúvidas e encaminhar soluções conjuntamente. Quem nos atendeu se propôs a buscar alternativas para solucionar um problema que a gente tinha. Quando não temos acesso direto aos órgãos que precisamos conversar, às vezes a informação fica truncada. Aqui existe um facilitador desta comunicação”, pontua Lima.


O 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão termina nesta terça-feira, no Centro de Eventos Centrosul, em Florianópolis.


Foto: Fernando Willadino & Filipe Scotti | Galeria de fotos: https://bit.ly/albunscongresso

Repórter: Kadu Reis

Últimas notícias