Assembleia Legislativa cria a Semana da Televisão em Santa Catarina

Lei institui a semana que compreende o dia 1º de junho. Falta sanção do governador do Estado

18/05/2022

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc aprovou nesta terça-feira (17) projeto de lei de autoria do deputado João Amin (PP) que institui a Semana da Televisão no calendário oficial de eventos do estado. Falta agora a sanção do governador Carlos Moisés. Pela proposta, a Semana da Televisão será comemorada no período de 1º de junho, data em que ocorreu a transmissão do que se tornaria a TV Tupi, a pioneira no Brasil. A primeira transmissão televisiva foi em 1950, com a exibição do cantor mexicano Frei José Mojica. O programa pôde ser assistido em 200 aparelhos instalados em diversos pontos de São Paulo.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Em 2020, a Alesc já havia criado a Semana Estadual do Rádio, com projeto apresentado pelo deputado Kennedy Nunes (PTB). No ano seguinte, o governador sancionou a lei e a ACAERT promoveu uma grande mobilização com crianças e adolescentes das escolas em todo o estado.

A criação da Semana Estadual da Televisão visa desenvolver atividades, ações e campanhas que esclareçam sobre a importância do meio na divulgação da história, cultura, notícias, educação e entretenimento. 

Um incentivo para realização de palestras, debates, webinars e conferências voltadas para o meio televisivo, por meio de parcerias entre o poder público, faculdades, universidades, escolas, associações representativas da área de Comunicação.

“A provocação para protocolar este projeto veio da ACAERT, instituição que é referência em Santa Catarina, e entendo ser muito importante a valorização do setor”, explicou o deputado João Amin. “A semana da TV consagra o reconhecimento deste veículo para a sociedade e reflete a força da ACAERT na valorização do segmento”, comemorou o presidente da entidade, Silvano Silva.

Para o vice-presidente do SCC/SBT, Carlos Amaral, a televisão presta um serviço inestimável e 100% gratuito à sociedade. “A Semana possibilitará a reflexão do papel da tv na atuação das grandes causas sociais e temas de Estado, como a defesa da democracia e da liberdade de imprensa ”.

“A televisão é o meio com maior amplitude, abrangência e alcance. Assim como o rádio catarinense tem um modelo que valoriza o contexto local, a tv de Santa Catarina também se destaca com sua programação regional, se envolvendo com as comunidades, com prestação de serviços, jornalismo, e entretenimento. Oportunidade para mostrar os caminhos que a televisão está buscando para se desenvolver”, disse o presidente-Executivo do Grupo ND, Marcello Corrêa Petrelli.

“A tv faz parte da vida dos brasileiros. Com a Semana Estadual da Televisão, vamos chamar a atenção da população para o trabalho que é feito pelas emissoras catarinenses, seja no entretenimento como no jornalismo correto e sério, levando para a população catarinense os fatos mais importante que acontecem no estado”, enfatizou o presidente do Grupo NSC, Mário Neves.

“O reconhecimento do parlamento catarinense da importância dos serviços prestados pela tv no estado é importante para a valorização do segmento. Tenho a certeza que a ACAERT promoverá as atividades com mais uma grande mobilização, assim como fez na Semana do Rádio”, defendeu Saul Brandalise Júnior, presidente do Grupo Band em Santa Catarina.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias