Programa Digitaliza Brasil alcança 1.627 cidades com TV digital

Em 95 cidades o sinal digital já está ativado. Além disso, 1.163 dos municípios já foram qualificados e cerca de 800 já assinaram o documento com o MCom

10/03/2022


Dados divulgados pelo Ministério das Comunicações mostram que 99% das cidades convocadas a aderirem ao programa Digitaliza Brasil manifestaram interesse em migrar para o sinal digital de televisão. Isso dá um número de 1.627 cidades que resolveram aderir ao programa ao final de suas três fases.

A primeira fase foi subdividida em quatro etapas e o primeiro edital foi lançado em junho de 2021. Naquela chamada, houve 100% de interesse por parte das 73 prefeituras do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Já o edital da fase 3, a última do Digitaliza Brasil, abriu oportunidade a 244 prefeituras das regiões Norte e Centro-Oeste e encerrou no dia 25/2, com 98% de municípios interessados.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Enquanto a adesão das últimas cidades está em processo de análise de documentação, o sinal digital está sendo implantado em todas as demais regiões do país. O MCom, em parceria com a entidade executora Seja Digital, fornece os equipamentos e a instalação da infraestrutura para digitalização do sinal analógico, sem qualquer custo para a população. A meta é que até o fim de 2023 todos os municípios brasileiros com transmissão com televisão analógica em operação sejam digitalizados.

À medida em que os editais são finalizados, as prefeituras que manifestaram interesse passam por uma avaliação de quesitos e quando aprovadas, são chamadas para assinar o Termo de Adesão para, então, oficializar sua participação no Digitaliza Brasil. Até o momento, 1.163 (71,4%) dos municípios já foram qualificados e cerca de 800 já assinaram o documento com o MCom. Em 95 cidades o sinal digital já está ativado. Estas e outras informações podem ser acompanhadas no painel do programa.

TV Brasil e TV Câmara

Com a chegada do sinal digital, os canais que transmitiam suas programações de forma analógica precisam migrar para a nova tecnologia. De acordo com o levantamento do MCom, a mudança representaria a consignação de 4.006 canais. Do total de canais, 91% foram reivindicados pelas emissoras para migrarem para o sinal digital de TV.

Ademais, é prevista a consignação, nos municípios que aderiram ao Digitaliza Brasil, de um canal digital para a TV Brasil, mantida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e outro para a Câmara dos Deputados, totalizando mais 3.276 canais. Estes canais, em especial, realizam a multiprogramação, contemplando quatro programações em um mesmo canal.

Digitaliza na Estrada

Para acompanhar a chegada do sinal digital à população, equipes do MCom estão indo pessoalmente às cidades do Nordeste que já concluíram todo o processo do programa. Os técnicos se certificam das instalações, fazem últimos ajustes necessários e atestam as antenas de sinal digital. Nesta semana, o Digitaliza na Estrada cumpre a sua sétima rota, em visita a cidades do Maranhão. Hoje (9) é a vez de virar a chave em Humberto de Campos (MA), beneficiando quase 30 mil pessoas.

Repórter: TelaViva

Últimas notícias