Emissoras de rádio sofrem com transtornos causados pelas condições climáticas severas

Estações registraram quedas de torres de transmissão, falta de energia, entre outros fatores motivados pelas tempestades

15/10/2021



Os fortes temporais que têm atingido diversas regiões brasileiras tem causado transtornos para diversas emissoras brasileiras. O caso mais recente ocorreu nas últimas horas entre o Paraná e Santa Catarina, com registro de avarias e inclusive queda de torres. O fato que chamou mais atenção foi com relação a Rádio Cultura AM 1490 de Xaxim, emissora que estava pronta para concluir a migração AM-FM e que teve seu sistema de transmissão derrubado pela forte chuva. Recentemente o tudoradio.com relatou problemas em rádios do interior de São Paulo e também de Goiás.

As condições climáticas, especialmente no Sul do país, têm proporcionado registros de fortes temporais e, consequentemente, causado prejuízos para as emissoras de rádio. Na madrugada da última quinta-feira (14) a torre de comunicação da Rádio Cultura caiu no Grande Oeste de Santa Catarina. A emissora, originada a partir de Xaxim, estava prestes a concluir o seu processo de migração AM-FM e entraria no ar entre os meses de novembro e dezembro. Com a avaria, a estação precisará reconstruir a estrutura para que assim passe a operar em 95.5 FM.

Casos semelhantes relacionados à queda do sistema de transmissão ocorreram no Paraná, nas regiões sudoeste e oeste do estado. A torre da tradicional Vale Verde FM 96.5 também não resistiu às condições climáticas severas e veio ao chão. Segundo informações recebidas pela redação do tudoradio.com, até o momento a emissora segue inoperante no dial.

 Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Ainda no Paraná, a tempestade registrada na última madrugada e acompanhada com um forte vendaval derrubou o sistema de transmissão da Verdes Lagos FM 89.3 de São Jorge D'Oeste. De acordo com informações publicadas no Portal da Cidade, não há previsão para o restabelecimento do sinal. Apesar disso, a estação segue com sua programação via streaming.

Também foi percebida na tarde de hoje (14) a queda da torre de transmissão da Massa FM 91.5 de Toledo / Assis Chateaubriand. Segundo relatos de colaboradores do tudoradio.com, a estrutura da FM foi derrubada por um vendaval que atingiu a região nesta quinta-feira. A torre da FM era nova, fruto de investimentos técnicos recentes realizados pela afiliada da Massa FM.

Além dos registros de queda dos sistemas de transmissão, foram registrados diversos transtornos para as emissoras de rádio em decorrência dos temporais registrados nas últimas horas entre o Paraná e Santa Catarina. A redação do tudoradio.com realizou uma apuração e constatou a ausência na transmissão de algumas estações, são elas: Rádio T FM 107.5 de Mamborê (PR), Panorama FM 94.9 de Moreira Sales (PR), Nova FM 106.3 de Nova Cantu (PR), Viola FM 98.1 de Guaraniaçu (PR) e Rádio T FM 88.9 de Ubiratã (PR).

Repórter: Tudoradio.com

Últimas notícias