#SomosACAERT – Colaboradores da entidade participam de palestra sobre ética nas relações de trabalho

Atividade faz parte do programa de valorização da equipe ACAERT, lançado neste mês com o objetivo de ampliar a integração dos funcionários

21/05/2021


 
Os colaboradores da ACAERT participaram nesta sexta-feira, por meio da plataforma google meet, da palestra sobre “Ética nas relações de trabalho”, administrada pelo psicólogo Rafael Frasson, que é gestor e professor de Curso Técnico na Escola Técnica Geração e conselheiro no Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, além de presidente da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho. O evento faz parte das ações previstas do #SomosACAERT, programa inédito para promover o bem-estar  e o engajamento dos funcionários da entidade. A iniciativa pretende construir uma comunicação assertiva, com alinhamento de valores, reforçando pontos positivos das equipes. Com isso, criar estratégias para fortalecer a cultura e objetivos da organização, além de colaborar com a motivação, produtividade e satisfação dos colaboradores.

Em sua palestra, o psicólogo resumiu o conceito de ética como sendo um conjunto de práticas de boas condutas, que devem ser realizadas no dia-a-dia. “Agir com ética é pensar no bem estar das pessoas com quem você trabalha”, destaca. “A gente reconhece se está sendo ético, quando não estamos prejudicando alguém. Muitas vezes, as pessoas não percebem isso porque estão muito envolvidas nas rotinas diárias de trabalho”. Segundo Frasson, o comportamento ético resulta em companheirismo e cooperação.

“Achei muito interessante a abordagem do palestrante que nos fez pensar sobre atitudes que a gente poderia estar fazendo errado. Gostei muito e já estou na expectativa da próxima palestra”, afirma a operador Comercial de Convênio Alesc, Rosa Ferraz.  “Estamos há mais de um ano vivendo essa nova realidade de home office, tendo de nos comunicar a distância. Isso é bom, mas também pode ser ruim se não pensarmos na nossa responsabilidade de nos comunicar com clareza, ética e honestidade. Percebo que todos nós temos o hábito de cometer atitudes antiéticas, mesmo que inconscientemente. Tenho aprendido e observado essa necessidade em mim, inclusive”, ressalta a checking de Mídias, Karol Pereira.

De acordo com a  coordenadora administrativa financeira da ACAERT, Renata Bacoff, que coordenou a ação, a ideia é promover uma palestra mensal. Para junho, o tema será “Como superar o stress e os desafios da pandemia”. Ainda sem data, palestras sobre comunicação assertiva e não violência e inteligência emocional e cuidados. “É importante as sugestões da própria equipe para ampliar o leque de temas”. 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias