Pesquisa da Kantar Ibope destaca recuperação do investimento publicitário no rádio e na tv

Investimento publicitário na TV aberta atinge patamares pré-pandemia. No rádio, primeiro trimestre de 2021 registra maior volume desde o início da pandemia

10/05/2021



O rádio e a televisão passaram por reduções de investimentos publicitários no começo da pandemia, mas mostraram uma recuperação contínua desde julho do ano passado, compatível com o cenário otimista de retomada na economia. É o que destaca o novo estudo Inside Advertising da Kantar IBOPE Media, que avaliou os investimentos publicitários em oito meios de comunicação – entre eles, o rádio e a tv. Trata-se da maior cobertura da América Latina e de uma classificação que serve como padrão para todo o mercado.

Para a diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar Ibope, Giovana Alcântara, 2021 começou com bons sinais para a televisão. “Os investimentos na TV aberta atingiram os mesmos patamares pré-pandemia, se comparados ao mesmo período de 2020. Foram mais de 3,8 milhões de inserções nos breaks comerciais e em ações de merchandising”.

Segundo a diretora da Kantar Ibope, o rádio também vem recuperando os investimentos publicitários que tiveram redução com o início da pandemia. “Mesmo que não tenha recuperado ainda os patamares pré-pandemia, iniciou 2021 com crescimento nos valores investidos em relação ao final do ano passado, o que sinaliza uma recuperação em curso. Foram mais de 926 mil inserções no primeiro trimestre deste ano, o maior volume desde o início da pandemia”.

O levantamento da Kantar Ibope indica que houve uma redução de 10% na compra de espaços publicitários no Brasil no ano passado, por causa do início da pandemia. Apesar de tudo, houve uma capacidade de recuperação do mercado.

O setor de administração pública e social, por exemplo, foi um dos que mais investiu no tema de conscientização pró-isolamento tanto na TV quanto no rádio, ampliando em 35% o investimento entre o primeiro e o segundo trimestres de 2020. No segundo trimestre de 2020 as entidades reforçavam a mensagem “se puder fique em casa”. Entretanto, esse foi o movimento mais específico do início do isolamento. Giovana Alcântara, diretora da Kantar Ibope, explica que o investimento do setor também se recuperou. “De julho em diante, inclusive agora no primeiro trimestre de 2021, os investimentos da administração pública e social seguiram em patamares similares ao do período pré-pandemia”, afirma.

O estudo da Kantar Ibope revela ainda que o conteúdo das mensagens publicitárias, inclusive no rádio e na tv, foi impactado pela pandemia e precisou de adaptações. Os consumidores esperavam ver o que estava sendo feito para ajudar os funcionários, amparar as comunidades e para apoiar o próprio cliente. Para Giovana Alcântara, isso mostra que houve uma ressignificação da dinâmica entre o consumidor e as marcas, que precisaram responder de forma ágil e adequada a esse sentimento. “Perguntamos aos consumidores como eles enxergavam a atuação das marcas durante esse período e percebemos que, mesmo que 44% dos consumidores desejassem a continuidade da publicidade convencional como forma de abstração das notícias da pandemia, mais de 70% passaram a exigir responsabilidade social das marcas”.

Repórter: Assessoria de Imprensa

Últimos áudios