"Há um processo intenso de transformação com grandes desafios"
08/05/2021Profissional do Marketing
Estratégia, planejamento e conhecimento mercadológico são alguns dos atributos do profissional do marketing que comemora o seu Dia neste 08 de maio. Profissão em permanente evolução assim como tantas outras que atuam com base nas relações humanas. Ainda mais neste período de pandemia, quando a vida mudou para todos. Os consumidores assumiram novos comportamentos. As marcas e organizações tentando identificar as mudanças. E os veículos de comunicação, principalmente as emissoras de rádio e televisão, estão se reinventando. Portanto há um processo intenso de transformação com grandes desafios. Um deles é exatamente saber se as mudanças vieram para ficar ou não.
O último estudo Inside Advertising da Kantar IBOPE Media
aponta que o conteúdo de mídia também foi impactado e precisou de adaptações.
De acordo com a pesquisa mais de 70% dos entrevistados passaram a exigir
responsabilidade social das marcas – 78% esperavam ver o que estava sendo feito
para ajudar os funcionários das mesmas, 75% para ajudar as comunidades e 71%
para o próprio cliente.
Os gestores precisam estar aptos e atentos para os novos
processos de marketing, com um mundo cada vez mais globalizado e com a
concorrência mais acirrada. E nessa estratégia de evolução, o trabalho do
profissional de marketing precisa entregar resultados mensuráveis. Neste
sentido, o rádio e a tv sempre proporcionaram um ambiente confiável de entrega,
mesmo com a expansão das mídias digitais e suas métricas. Uma informação não
exclui a outra, já que o compartilhamento de mensurações é uma realidade e um
desafio para quem planeja ações de marketing nos dias de hoje.
Até porque o rádio e a televisão souberam evoluir no novo
mundo digital, onde muitos se tornaram veículos multiplataformas, assumindo
características híbridas. Esse fenômeno abriu ainda mais o leque de opções de
canais de comunicação, com a vantagem da chancela da credibilidade da
radiodifusão.
Neste contexto rico e amplo de possibilidades de estratégias
e planejamento, a condição primordial para alcançar os objetivos mercadológicos
das organizações é a atualização permanente do conhecimento. O que torna ainda
mais fascinante a tarefa do profissional de marketing, que precisa estar aberto
às evoluções.
Parabenizo a todos os profissionais da área que se dedicam a
compreender o comportamento e o pensamento da sociedade moderna. Trazendo
lições do passado e assimilando experiências presentes, na tentativa de encontrar
as ferramentas mais eficientes e eficazes de conexão das organizações com seus
públicos.
Presidente da ACAERT