Fake News é tema de projeto e mobiliza crianças em escola de Seara

Atividade contou com a parceria da ACAERT

10/09/2020

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, reinventar é a palavra que define, de modo geral, o passo determinante para seguir em todos os aspectos, nos mais diversos segmentos. Na E.E.B.Seara, esta visão é praxe.

Versátil e atenta às mudanças, o educandário decidiu trabalhar com os estudantes da instituição os conteúdos curriculares em forma de projetos. Desta forma, os professores tiveram que se paramentar ainda mais para a nova realidade. O resultado tem sido surpreendente.

O professor de Educação Física, Adelmo Pradeiczuk, traz um exemplo bastante interessante para comprovar esta constatação. “Vínhamos estudando sobre conteúdos do território catarinense e percebemos a necessidade de fazer algo um pouco diferente, mais criativo nesta fase totalmente diferenciada. Para isso a opção foi trabalhar com metodologias ativas e uma delas é a forma de projetos”.

O projeto

O professor destacou que o projeto maior da instituição propõe conhecer mais e melhor a realidade dos alunos, por isso intitula-se “Minha Família + Minha Escola + Mais Minha História = A Minha Vida”. Ele esclarece que cada disciplina tratou um ponto dentro do global. “E, depois, nós, os professores, buscamos um denominador comum, e tinha que tal fato, acrescenta, “trouxe e trará novas perspectivas no sentido de atuação profissional. Às vezes nos preocupamos muito com conteúdo e não percebemos que o aprendizado está falho porque há interferências externas”. Cada vez mais faz-se necessário compreender outras nuances para que o ensino-aprendizagem tenha êxito. “Isso nos responde há tantas perguntas sobre as atitudes e rendimento ser um tema relevante para o momento, então chegamos nas fake news”.

O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 6° ao 9° ano e do ensino médio. Nesta perspectiva, dois eixos centrais foram elencados. “Foco na influência das fake news na vida dos nossos alunos e famílias e a importância da divulgação por meios confiáveis que combatem as notícias falsas”. Relatou que contou com a parceria da Belos FM e do jornal Folhasete.

 

Apoio Acaert

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) enviou material sobre o assunto, já que esse é um dos focos da mídia oficial neste momento. Além disso, o assessor de comunicação da entidade, Guido Schwartzman, gravou um vídeo para os estudantes tratando da temática.

 

Ouça abaixo o programa Fato do dia na programação da Belos FM sobre as Fake News

 

Repórter: Belos F7 Digital

Últimos áudios