Jeito Catarinense na Semana Nacional de Trânsito em Joinville

Material da campanha é utilizado pela Polícia Civil para a educação no trânsito

18/09/2019

Jeito Catarinense - Semana Nacional de Trânsito

Em Joinville, começou nesta quarta-feira (18) as atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito. A abertura da campanha foi feita de forma simbólica na Escola Municipal Professora Lacy Luíza Flores, no bairro Itinga, e reuniu diversas entidades. Mais de 1,1 mil alunos da instituição de ensino receberam informações sobre segurança no trânsito. Um dos destaques foi a participação da Polícia Civil que utilizou o material da Campanha Jeito Catarinense – o Jeito Certo de Fazer as Coisas, criada pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT.

O objetivo da iniciativa é promover e destacar princípios básicos de cidadania. No material da campanha, uma cartilha mostra que as pessoas devem ter respeito com o próximo, com a natureza e no trânsito. Compõe também o material da campanha um cartão: de um lado, verde, para ações positivas e do outro, vermelho, para desestimular o jeito errado.   “A gente não só educa as crianças, enquanto futuros condutores de veículo, mas elas acabam educando os pais. Então a gente pretende gerar uma conscientização de trânsito nas crianças e nos pais”, destacou a delegada Regional da Polícia Civil, Tânia Harada.  

Durante a abertura, houve a simulação de um acidente de trânsito feita pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cena montada representava um acidente de carro com um adolescente caído no chão e imóvel. Também foi realizado um teatro, “De Quem é a Rua?”, tratando da segurança e do papel de cada pessoa em seu tipo de transporte no trânsito. A Semana Nacional de Trânsito vai de 18 a 25 de setembro e tem como foco este ano ciclistas e pedestres.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias