Campanha Jeito Catarinense ajuda a combater desperdício de merenda em escola de Joinville

Iniciativa conseguiu reduzir quase 40% de alimento jogado fora

14/08/2019

Jeito Catarinense - Joinville

A Escola Municipal Professora Eladir Skibinski, do bairro Aventureiro, em Joinville, vem obtendo resultados positivos no combate ao desperdício da merenda escolar, servida diariamente aos 824 alunos, da pré-escola ao 9º ano. A unidade adota o projeto “Prato Limpo” da secretaria Municipal de Educação. A estratégia, então, foi aliar as ações já desenvolvidas com a garotada com o material didático da campanha “Jeito Catarinense”, o jeito certo de fazer as coisas, promovida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT. Trata-se de uma cartilha destinada especialmente às crianças de 8 a 12 anos. Além de um cartão verde de um lado (para ações positivas), e vermelho, do outro (para ações negativas). O principal resultado foi a redução de quase 40% do desperdício de comida.

A ação é desenvolvida pela professora Arnalda Garcia, da Educação Plena, que desenvolveu um trabalho com alunos da quarta e quinta séries da escola que estão no contra turno.  Eles foram orientados para medir a quantidade de comida era jogada fora.

A iniciativa deu certo. Em maio, a escola desperdiçou quase 34 quilos. No mês seguinte, com a garotada em ação, esse número caiu para 22 quilos. Ou seja, uma redução de 36%. A aluna Helena Soares, 10 anos, que estuda à tarde, mas é monitora da ação pela manhã, em seu contra turno, usa os cartões do Jeito Catarinense. Verde para quem come toda merenda e vermelho para quem desperdiça.

De acordo com a diretora da escola, Valdicléia Machado da Silva, o cardápio da merenda é preparado por nutricionistas. Há também opção para intolerantes à lactose e ao glúten. A escola fica numa região carente e afastada. Para muitas crianças, a merenda é a primeira refeição do dia.

O técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Reginaldo Rodrigues da Silva, destaca que a ação da Eladir Skibinski pode servir de referência para outras escolas de todo o estado, em como aliar a campanha Jeito Catarinense aos projetos de ensino.

A campanha O “Jeito Catarinense” é a maior campanha social já realizada em Santa Catarina. Lançada em 2018 pela ACAERT, a iniciativa vem mobilizando milhares de crianças de todas as regiões do Estado. O objetivo da ação é motivar a sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo no seu dia a dia, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas.

Ouça matéria abaixo produzida pela Rede de Notícias ACAERT - RNA

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimos áudios