Prepare-se para o Dia Mundial do Rádio 2019

A oitava edição do Dia Mundial do Rádio celebrada no dia 13 de fevereiro de 2019, sob o tema: Diálogo, Tolerância e Paz

11/02/2019

A UNESCO convida todas as estações de rádio, órgãos reguladores e organizações relacionadas a participar, visto que celebra o impacto do rádio na busca de um mundo mais pacífico e tolerante.

O rádio nos informa, nos transforma e nos une. Reúne pessoas e comunidades de todas as origens para promover um diálogo positivo para a mudança. Mais especificamente, o rádio é o meio perfeito para combater os apelos à violência e à disseminação de conflitos. Convidamos as estações de rádio de todo o mundo para mostrar a importância do rádio como uma força para a participação e o desenvolvimento cívico, bem como para celebrar a humanidade em sua diversidade.

O Dia Mundial do Rádio 2019 se concentrará nos seguintes subtemas:

 

  • Promovendo o Diálogo e a Participação

O rádio pode ser uma excelente plataforma para o diálogo e a participação cívica que permite que diferentes perspectivas sobre questões conflitantes sejam compartilhadas, de modo a aumentar a conscientização, inspirar a compreensão e preparar o caminho para a ação positiva.

  • Unindo preocupações comuns

O rádio tem o poder de aproximar a população, estimulando o debate público sobre questões comuns de preocupação. Concentrando-se em causas comuns, as pessoas podem abstrair sua diferença e trabalhar juntas para tratar de preocupações comuns.

Um programa de rádio europeu  está organizando uma Competição Mundial de Rádio, com a cooperação da UNESCO. As estações de rádio são convidadas a fazer uma produção de som específica ou uma produção como parte de um programa já existente na sua grade, sobre o tema "Diálogo, tolerância e paz". Prêmios atraentes aguardam! Para mais informações sobre o concurso, visite http://www.world-radio-contest.org/ (site em inglês).

Um evento aberto ao público será organizado na sede da UNESCO, em Paris, França, na quarta-feira, 13/02/2019, com oficinas práticas rápidas e conferências interativas. Junte-se a UNESCO neste evento para se familiarizar com os diferentes aspectos do rádio e teste estar “no rádio”, e discutir o impacto das técnicas de rádio na liberdade de expressão e no direito à informação. Um estúdio de rádio temporário será instalado na UNESCO e também transmitirá um programa especialmente produzido para o Dia, no DAB + (ConnectOnAir - Salon de la Radio, Frequência 9D) para audiência em Paris e pela internet para audiência em todo o mundo.

Para saber mais sobre o Dia, visite https://www.diamundialradio.org/ (em inglês). O site também fornece mais informações sobre como você pode participar das comemorações do Dia Mundial do Rádio de 2019. Adicione o seu evento ou programa ao nosso mapa global do Dia Mundial do Rádio 2019 para que pessoas do mundo inteiro possam sintonizar para ouvir o que você tem a dizer no Dia Mundial do Rádio.

O dia 13 de fevereiro é celebrado como Dia Internacional do Rádio, depois de ter sido proclamado pelos Estados-membro da UNESCO em 2011 e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012. A data foi escolhida para comemorar o lançamento da Rádio das Nações Unidas em 1946 e oferece uma oportunidade anual para celebrar o rádio e o impacto que ele tem em nosso mundo.

Últimas notícias