Morre em Xanxerê sócio proprietário da Rádio Princesa

Alcydes Bortoluzzi faleceu na noite desta quinta-feira.

15/01/2019

A ACAERT lamenta informar o falecimento do radiodifusor ALCYDES BORTOLUZZI, ocorrido na noite desta quita-feira (17), no hospital Regional São Paulo, em Xanxerê. Ele tinha 88 anos e era sócio da Rádio Princesa do Oeste LTDA e 101 FM, de Xanxerê. Seu corpo está sendo velado na capela da Central de Luto próximo ao Hospital. Em nome dos associados e dirigentes, a ACAERT apresenta seus votos de solidariedade aos familiares e amigos.

PERFIL: (texto jornalismo Rádio Princesa)

Alcydes Bortoluzzi nasceu em Barra Fria (distrito de Campos Novos) hoje Lacerdópolis  Santa Catarina no dia 20 de dezembro de 1931, local onde passou parte de sua infância. Desde cedo ajudava seus pais e irmão no Moinho de grãos e no trato de suínos. ALCYDES veio morar em  Xanxerê no ano de 1944 com 13 anos de idade. Na época Alcydes ainda muito jovem trabalhou por vários anos na Empresa Madereira Xanxerê Ltda.


No ano de 1955, então com 24 anos de idade, Alcydes torna-se sócio da Empresa Auto Xanxerê Ltda na época revendedora da Internacional Caminhões e distribuidora dos combustíveis Atlantic, trabalhando  em diversos setores da Empresa. Em 1964 com o fechamento da Empresa Internacional Caminhões, A Auto Xanxerê Ltda torna-se concessionária e revendedora da Marca Volkswagen do Brasil, Alcydes Bortoluzzi  permaneceu na sociedade até o ano de 1983.

No ano de 1983 Alcydes passa a trabalhar exclusivamente na atividade Agropecuária em terras da fazenda Chapecózinho, no atual município de Bom Jesus, onde incrementa a produção de  bubalinos, bovinos e suínos para corte. Atualmente a Agropecuária Bortoluzzi Ltda produz sementes de soja e trigo, milho e soja comercial. 

No ano de 1963, Alcydes com seu pai Pedro, irmãos, Dário, Rovilho e Honorino fundam na cidade de Joaçaba a Empresa Irmãos Bortoluzzi e Cia Ltda  revendedora da Marca Renner, permanecendo com sócio até o ano de 2008.
Em 1968  Alcydes Bortoluzzi  participou da criação da Empresa Hidrelétrica Xanxerê Ltda  onde por algum tempo foi sócio cotista.

No de 1964, ALCYDES BORTOLUZZI, juntamente com seu pai Pedro , irmãos  Rovilho, Honorino e outros empresários, muitos já falecidos, fundam a Empresa de Radiodifusão denominada RÁDIO PRINCESA DO OESTE LTDA,    em 03 de junho de 1966 a Rádio Princesa AM, pioneira na região recebe a Licença de Funcionamento e  inicia suas transmissões,  também em 28 de janeiro de 1985 recebe a outorga da Rádio 101 FM , que começa a transmitir em definitivo em 25 de fevereiro de 1987.

ALCYDES BORTOLUZZI é sócio fundador e  Diretor da Empresa Rádio Princesa do Oeste Ltda com 50% de participação ,sendo que e desde 2001 tem como único sócio e também Diretor  o Sr.Evanildo Dagort .

Alcydes Bortoluzzi  foi também um grande colaborador para o desenvolvimento do município de Xanxerê,  consta que em 1953, juntamente com o padre vigário da época , foi ao Paraná buscar as primeiras irmãs da Congregação São José de Curitiba, marcando assim, em dia de festa, o início das atividades do Educandário Santa Maria Goretti, escola para formação de mulheres com diversos cursos;  atualmente Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva.

Alcydes Bortoluzzi entre outras ações desenvolvidas junto a Comunidade, contribuiu também na construção da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus e do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê. Alcydes Bortoluzzi casou-se com Aldair Luiza Begnini Bortoluzzi em 25 de janeiro de 1956 e desta sólida e duradoura união nasceram seus filhos:

Cezar Luiz, casado com Elaine Rose Fernandes
Sérgio Antonio, casado com Maria Ângela de Araujo.
Marilúcia, casada com Ronei Custódio de Souza.
Márcia Elisa, casada com Jaime Balzan.
José Pedro, casado com Ivone Stolardski.
NETOS : Saulo, Lucas,Viviane, Marina, Eduardo, Ana Paula, Natália, Débora, Maiara e Murilo.
BISNETOS : Sara  , Pedro Arthur e Bento.

Homem de poucas palavras, mas de uma sabedoria infinita,esposo e pai amoroso Alcides soube educar seus filhos com humildade,amor e honestidade.Amigo de muitos amigos,reservado,tinha pequeno gosto e gestos,gostava de acampar na beira de um rio,pescar,jogar canastra,ver um fogo de lenha,ver os pássaros cantar,e fazer coisas simples que se faz junto com a família e os amigos.Levava em seu coração uma alegria imensa,e dizia que apesar de pouco estudo conseguiu através do trabalho superar vários desafios que a estrada da vida lhe propusera, dizia que a vida de antigamente não era fácil, mas em que pra tudo se daa um jeito.

A todos que ficam, familiares e amigos, com a certeza deixará uma lembrança de paz amor, harmonia, honestidade e humildade. Sim, com certeza sentiremos sua falta, por sua inspiração ,educação e honradez, pois será sempre um pilar a seguir e se espelhar,A você, nossa eterna gratidão.

Homenagem da Família Bortoluzzi e Familia da Radio princesa Am e 101 Fm

 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ Rádio Princesa

Últimas notícias