Rádio Tunaporã apresenta campanha “Jeito Catarinense” às Escolas e Secretarias de Educação

Municípios de Tunápolis e Santa Helena irão fazer também o Dia “J” da campanha

18/05/2018

Na tarde de sexta-feira (18), a Rádio Tunaporã AM 1260 apresentou a campanha “Jeito Catarinense, o Jeito certo de fazer as coisas” às Escolas e Secretarias de Educação dos Municípios de Santa Helena e Tunápolis.

O Jeito Catarinense é uma campanha que tem como objetivo central a mudança de hábitos a partir de um processo educativo. Entre as formas corretas sugeridas para serem abordadas no trabalho está o jeito de tratar as pessoas, lidar com a natureza, no trânsito, com a saúde e com a família.

A campanha é desenvolvida pela Acaert (Associação catarinense de emissoras de Rádio e Televisão) e tem apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Fecomércio e da Fiesc. A intenção é mobilizar 120 mil alunos da rede pública de Santa Catarina.

O projeto da Acaert visa envolver a comunidade escolar para que seja invertido o papel da educação, transferindo a responsabilidade para crianças e adolescentes, que devem influenciar os adultos a fazer a coisa certa, sempre sob a coordenação dos educadores. A forma usada é o cartão verde para indicar ao jeito correto de fazer as coisas e o cartão vermelho indica a forma errada de proceder.

A diretora da Escola de Educação Básica Santa Helena, Adriana Telöken, considera a campanha muito importante para melhorar a sociedade. “É uma forma de fazer toda a sociedade repensar suas ações”, resume.

A Secretária de Educação de Tunápolis, Angelita Bourscheid destacou que projeto é uma oportunidade. “É uma oportunidade para refletir sobre as nossas ações e a partir dos alunos mostrarmos ações que possam formar novos cidadãos”, ressalta.

Na reunião foi encaminhado que cada Escola fará o trabalho a partir da sua metodologia. As Escolas, além das atividades internas também farão atividades que envolvem a comunidade em geral. Os dois municípios devem também agendar o dia “J”, onde todos os educandários farão ações envolvendo a sociedade sobre o “Jeito certo de fazer as coisas”.

A campanha “Jeito Catarinense” foi apresentada pelo comunicador Vanduir Matias Deters.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/ Rádio Tunaporã

Últimas notícias