Campanha “Jeito Catarinense – O jeito certo de fazer as coisas” foi buscar inspiração em Bogotá, na Colômbia

Prefeito da cidade colombiana à época, Antanas Mockus, fala da campanha catarinense

27/04/2018

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT  lançou a campanha “Jeito Catarinense – o jeito certo de fazer as coisas” que está mobilizando mais de 120 mil alunos de 8 a 12 anos em 892 escolas da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. As escolas particulares e municipais participarão na sequência. Trata-se da maior campanha social já realizada em Santa Catarina. Saiba mais sobre o lançamento AQUI.

A campanha é inspirada em algumas referências internacionais, entre elas, a capital da Colômbia, Bogotá, que conseguiu transformar a atitude dos moradores da cidade com uma campanha que ficou conhecida como “tarjetas ciudadanas” (Cartões Cidadãos). O prefeito da cidade à época, Antanas Mockus gravou um vídeo especialmente para o lançamento do “Jeito Catarinense”, veja abaixo.

Campanha “JEITO CATARINENSE” - O objetivo da iniciativa é motivar toda sociedade a tomar atitudes que visem o bem coletivo no seu dia a dia, estimulando ações positivas e desencorajando ações negativas.  Para incentivar e esclarecer quais são estas atitudes, a campanha propõe o uso de uma cartilha e cartões para traduzir o nosso jeito de fazer as coisas. 

Os cartões serão utilizados para demonstrar indignação com ações negativas (cartão vermelho) ou reconhecimento para as ações positivas (cartão verde), indicando o jeito certo de fazer as coisas.  Serão distribuídas 10 mil cartilhas às escolas, com um conteúdo que foi analisado e aprovado por pedagogos e educadores catarinenses, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação. A impressão das cartilhas teve o patrocínio da FIESC e da Fecomércio.

A inspiração da campanha veio de uma iniciativa da prefeitura de Bogotá, na Colômbia, que conseguiu reverter, com essa e outras ações, o índice de violência e desequilíbrio social, tornando-se hoje referência para o mundo. Daí a ACAERT faz esse link colombiano para o lançamento em Chapecó. As emissoras de rádio e televisão associadas à entidade veicularão gratuitamente materiais em áudio e vídeo da campanha durante todo o ano.

Repórter: ACAERT

Últimas notícias