Vazamento de dados do Facebook atinge 443 mil usuários no Brasil

Os países mais afetados pelo vazamento de dados foram os Estados Unidos, Filipinas e Indonésia

03/04/2018

 O Facebook informou na quarta-feira (4) que os dados de 87 milhões de usuários foram compartilhados com a empresa Cambridge Analytica, um número muito superior ao de 50 milhões estimado anteriormente. No Brasil, segundo nota da empresa, o número foi de 443.117. 

"No total, acreditamos que a informação no Facebook de 87 milhões de pessoas - a maioria nos Estados Unidos - pode ter sido compartilhada de forma indevida com a Cambridge Analytica", destacou, em um comunicado, o diretor técnico do Facebook, Mike Schroepfer.

Os países mais afetados pelo vazamento de dados foram os Estados Unidos (70 milhões), Filipinas (1,17 milhão) e Indonésia (1,09 milhão). A empresa disse que as pessoas afetadas pelo caso serão comunicadas em suas páginas pessoais a partir da próxima semana. 

Gráfico de países afetados pelo vazamento de dadosFoto: Reprodução / Reprodução

A rede social, que tem mais de 2 bilhões de usuários, está envolvida no escândalo há mais de duas semanas. A Cambridge Analytica recuperou, em 2014, através de um questionário psicológico respondido por 270 mil pessoas, os dados de 87 milhões de usuários. Nesta época, os aplicativos autorizados por uma pessoa tinham acesso aos dados de seus amigos, o que explica a grande quantidade de afetados.

Isto permitiu à empresa britânica criar uma base de dados importante antes de ser contratada para a campanha do atual presidente norte-americano, Donald Trump.

O diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, dará seu testemunho sobre o caso no Congresso dos Estados Unidos na próxima semana.

Repórter: Diário Catarinense

Últimas notícias