FECAM promove Seminário de Comunicação Pública

Objetivo foi debater a comunicação como política de fomento à transparência no setor público

24/11/2017

Seminário FECAM - 24/11

Uma política profissional de comunicação, com informações divulgadas de forma técnica e criteriosa, pode auxiliar na melhoria dos serviços oferecidos à comunidade e promover a transparência das instituições públicas. O tema foi debatido durante o 2º Seminário de Comunicação Pública, realizado pela Federação Catarinense de Municípios, a FECAM, em Florianópolis, para qualificar a comunicação pública, principalmente das prefeituras. O evento terminou nesta sexta-feira (24).

Em palestra, o jornalista e consultor Eduardo Tessler afirmou que quem atua na comunicação do setor público precisa aceitar as mudanças em um cenário de informações cada vez mais digitais e oferecer um conteúdo diferenciado. Ele acredita também que os meios de comunicação ainda têm papel fundamental para democratizar informações confiáveis.

Já o secretário de Comunicação da Prefeitura de Joinville, Marco Aurélio Braga Rodrigues, acredita que o trabalho do profissional da área no setor público deve ser voltado para o serviço, fornecendo informações não só para a imprensa em geral, mas para o cidadão. O presidente do Sinapro/SC, Sindicato das Agências de Propaganda, Pedro Cherem, participou da programação representando a indústria da comunicação do estado. O Seminário teve o apoio da ACAERT. O presidente da entidade, Marcello Corrêa Petrelli, participou da abertura do evento, realizada no dia 22. 

Confira, abaixo, artigo do presidente da ACAERT sobre o assunto.

Comunicar é preciso

Todo gestor público tem o compromisso de administrar, da melhor maneira possível, os recursos gerados pela sociedade. Daí a necessidade de uma gestão profissional, ética e responsável que possa criar e oferecer ao cidadão as soluções para as demandas sociais. Tão importante quanto executar projetos e programas, é dar uma satisfação ao contribuinte de como uma organização pública utiliza as verbas. Para isso, é preciso que todos os órgãos e estatais tenham uma política profissional de comunicação social. 
Ao agente público não basta o dever de fazer. É preciso também dizer como fez e por que fez. Essa informação deve chegar à população de forma transparente, obedecendo um protocolo previsto por um programa de comunicação social. A ação é fundamental principalmente em áreas como educação, saúde, meio ambiente, segurança, desenvolvimento econômico que exigem uma comunicação mais eficiente e eficaz por parte do setor público. Afinal, campanhas educativas e orientativas muitas vezes falham porque são criadas sem um direcionamento correto. É dinheiro jogado fora.
Felizmente, existem vários exemplos em Santa Catarina que se tornaram, inclusive, referência para o país. Ter uma política de comunicação social estabelecida é atuar preventivamente. Evita, a princípio, o favorecimento político e pessoal. Afinal, a política de comunicação deve estar alicerçada em critérios técnicos validados pelo mercado e reconhecidos pelos veículos. No final das contas, o planejamento na área de comunicação gera economia para os cofres públicos, evitando desperdícios e utilização equivocada dos recursos.
Por fim, o setor público não pode ficar limitado ao investimento em apenas alguns itens na área de comunicação. Assessoria de Imprensa, por exemplo, é uma das ferramentas de comunicação que deve se integrar a outras iniciativas. A sociedade merece ser bem informada. Neste sentido, o 2º Seminário Catarinense de Comunicação Pública, que está sendo realizado pela FECAM na capital, vem em boa hora. Participam assessores de comunicação dos municípios e entidades como a ACAERT, Sinapro/SC, Adjori/SC e ADI/SC. Afinal, como dizia o saudoso velho guerreiro, o Chacrinha: Quem não se Comunica se Trumbica.

Marcello Corrêa Petrelli
Presidente ACAERT

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

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