Seminário debate a reinvenção do rádio com a convergência das redes digitais

Evento foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão – SERT/SC

20/11/2017

Seminário SERT/SC - 201117

Como o Rádio pode aproveitar as oportunidades geradas pelo mundo da internet para oferecer novos produtos e serviços aos ouvintes e anunciantes. Este foi um dos temas debatidos no 6º Seminário do SERT/SC, realizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão nesta segunda-feira (20), no Plaza Caldas da Imperatriz Resort, no município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Para uma das palestrantes do Seminário, Carolina Sasse, CEO da Cadena, empresa especializada em software, o Rádio precisa trabalhar mais as ferramentas do on line. “A internet veio não para ser concorrente, mas para ser aliada. A gente tem que tratá-la como aliada”, defendeu.

A gerente comercial da Fanática FM do Rio de Janeiro, Patrícia Fragoso, também entende que velhas práticas de programação, marketing e comercial das emissoras precisam ser adequadas com as novas possibilidades das mídias digitais. “Primeiro, a gente tem que entender muito da rádio, da marca que você defende para que se possa mapear oportunidades. Quais as novidades que você pode oferecer aos seus clientes”. Patrícia tem quase 30 anos de experiência no meio rádio, com atuação de 12 anos no Sistema Globo de Rádio, onde foi coordenadora nacional de inteligência de mercado.

A migração das emissoras do AM para o FM foi outro tema debatido no evento do SERT/SC. O engenheiro Cláudio Lorini fez um balanço no país. Das 1.781 emissoras de rádio AM existentes no país, 1.440 solicitaram a mudança e 1.006 já foram contempladas com o canal na faixa de FM. As outras emissoras irão migrar após o desligamento da TV analógica, quando serão liberadas as faixas 5 e 6, hoje ocupadas pelas TVs. “O balanço da migração da AM para FM é muito positivo. Há uma revitalização. Há possibilidade de entrar no mercado do FM e se equiparar com as demais emissoras com qualidade. Então, com essa nova faixa de frequência, o radiodifusor vai se reinventar”. Em Santa Catarina, vinte emissoras já assinaram o termo aditivo e estão em processo de Migração AM – FM. Destacando ainda que Santa Catarina já totaliza 22 novas FM’s que completaram a Migração.

ACAERT – O presidente do XVII Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, Evelásio Paulo Vieira, também aproveitou para confirmar a realização do evento de 04 a 06 de junho do ano que vem, no Infinity Blue Hotel & Spa, em Balneário Camboriú. Já o representante de Santa Catarina no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e VP da ACAERT, Ranieri Moacir Bertoli, explicou aos participantes as funções do órgão.  

Repórter: Assessoria de Comunicação ACAERT

Últimos áudios