Alunos do Senai e Instituto Federal de Santa Catarina vão orientar população sobre a TV Digital

A Patrulha Digital visitará comunidades para informar desligamento da tv analógica

26/10/2017

Patrulha Digital

A Seja Digital - entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, o Senai-SC, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e a ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV promoveram nesta semana a assinatura de acordo da Patrulha Digital na Grande Florianópolis. A ação tem o objetivo de levar informação sobre a TV digital, que será a única forma de assistir à programação da TV aberta nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes a partir de 31 de janeiro de 2018, com o desligamento do sinal analógico. Em Santa Catarina, a ação tem apoio da ACAERT, que vem realizando diversas ações de mobilização com veículos de comunicação.

Na quinta-feira (26), a assinatura aconteceu na Unidade do IFSC de São José, com os alunos que atuarão de forma voluntária levando informações para a região, como multiplicadores. A radiodifusora Marise Westphal Hartke, vice-presidente da Abert, representou a entidade no evento. Também participaram da assinatura, a reitora do IFSC, professora Maria Clara Schneider, a diretora local da Seja Digital, Cheila Zortéa, o coordenador do projeto no instituto, professor Rubem Toledo Bergamo e o diretor do campus, professor Saul Silva Caetano.

Nesta sexta-feira (27), a assinatura foi na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, durante reunião de Diretoria da entidade. Assinaram o documento o presidente da FIESC, Glauco José Corte, o diretor Regional do Senai/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, a diretora de Comunicação da Seja Digital, Patrícia Abreu, e o engenheiro da Abert, André Cintra.

Os alunos voluntários do Senai-SC e IFSC já estão participando de treinamentos para atender à população em escolas e bairros das cidades que terão o sinal analógico desligado, tirando dúvidas sobre a transição do sinal e sobre a instalação dos equipamentos necessários para receber a transmissão digital.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Repórter: Assessoria de Comunicação ACAERT c/ Seja Digital

Últimos áudios