Notícias Falsas são uma indústria e precisam ser combatidas com jornalismo de qualidade

Consultor da ABERT e da ANJ veio ao estado para divulgar campanha contra Fake News

09/08/2017

O jornalista Carlos Alves Muller esteve em Santa Catarina para falar sobre notícias falsas

A propagação de notícias falsas tem alimentado um modelo de negócio em escala industrial e rentável para quem mantém esse tipo de página na internet. O alerta é da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, da Associação Nacional de Jornais – ANJ, da Associação Nacional de Editores de Revistas – ANER e da UNESCO, que em maio – no dia mundial da liberdade de imprensa – lançaram a campanha “Nunca se precisou tanto da imprensa” que lembra a importância do jornalismo profissional no combate à notícia falsa. A campanha está disponível para veiculação pelas TVs, rádios e redes sociais, veja abaixo.

O consultor dessas entidades, o jornalista Carlos Alves Muller, esteve em Santa Catarina percorrendo veículos de comunicação para discutir o tema com jornalistas e formadores de opinião. Veja abaixo as fotos dos encontros e ouça a entrevista completa. 

Para Muller, a melhor maneira de combater as notícias falsas é apostando cada vez mais em jornalismo de qualidade e conscientizando a sociedade a procurar fontes confiáveis de informação antes de compartilhar, comentar ou acreditar em um conteúdo publicado na internet.

“A solução do problema é mais jornalismo de qualidade e que as pessoas assumam uma atitude crítica com relação ao que estão lendo na internet”, afirma Muller.

Para baixar o material gratuitamente, acesse os links abaixo:

Vídeo para redes sociais, clique AQUI

Spot rádio, clique AQUI

Anúncios, clique AQUI

Carlos Alves Muller conversa com jornalistas do grupo RIC

 

Carlos Alves Muller conversa com jornalistas do grupo NC (ex-RBS)

Repórter: ACAERT com infos da ABERT

Últimos áudios