Radiodifusão Catarinense em luto

Rádio de Santa Catarina perde um dos seus ícones, Ramiro Gregório da Silva.

13/07/2017

Morreu nesta quinta-feira, às 7h20, no Hospital da Unimed, em Joinville, o radiodifusor Ramiro Gregório da Silva, em decorrência de insuficiência renal. Ele sofria do Mal de Alzheimer. Ramiro é um dos fundadores da ACAERT, ex-presidente da entidade e também um dos fundadores do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão – SERT/SC. Comendador ACAERT. Um ícone do Rádio de Santa Catarina. “Estamos todos muito abalados com a notícia. Foi um grande profissional. Acima de tudo um amigo querido”, destacou o presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli. “Sempre foi um parceiro de todas as horas. E, mesmo com a idade, ao lado de sua esposa Lola e a filha Marlise, participava dos eventos da nossa entidade. Deixa um legado importante. Fará falta”, concluiu.

Ramiro Gregório da Silva nasceu no dia 09 de agosto de 1935, em Blumenau.  Radialista, jornalista, publicitário e radiodifusor. Começou no rádio aos 17 anos em Curitiba, onde fez suas primeiras locuções como narrador de textos comerciais. Voltou para o Estado, e em Jaraguá do Sul passou a comandar a programação musical de uma rádio. Percorreu emissoras de Indaial, Blumenau, Gaspar e Brusque, até se fixar em Joinville, a convite do amigo de profissão Jota Gonçalves. (confira trajetória abaixo).

Outra atuação marcante do radiodifusor foi como dirigente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, entidade que ajudou a criar no início dos anos 80. Desde então sempre teve uma participação efetiva no processo de consolidação da ACAERT.

Foi o terceiro presidente da Associação no período de 15/06/83 a 31/08/84. Sua meta foi criar uma personalidade própria da entidade, integrando, definitivamente as rádios. Outro momento importante foi a negociação dos direitos autorais, conseguindo, através da ABERT um acordo coletivo das emissoras de rádio com o ECAD. Na sua opinião, a ACAERT possibilitou o entendimento de várias partes conflitantes que passaram a defender interesses comuns, através do associativismo. Este fato fortaleceu a entidade e engrandeceu as associadas.

Pela sua atuação associativa, Ramiro Gregório da Silva recebeu a “Comenda ACAERT”, a maior honraria da radiodifusão catarinense. A cerimônia foi na abertura do 12º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, realizado de 21 a 23 de setembro de 2005, em Chapecó.

Ramiro também foi homenageado com a Medalha do Mérito Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado e recebeu o título de Cidadão Honorário de Joinville e Cidadão Honorário de Barra Velha. O radiodifusor era casado com Lola Rossi da Silva, e teve duas filhas: Marlise e Lucienne. E dois netos: João Guilherme e João Gabriel.

Confira, a seguir, o resumo de sua trajetória:

- 10/02/1952 - Início na Rádio Jaraguá, como locutor.

- 1953 a 58 - Passagens pelas Emissoras Coligadas: Clube (Indaial), Clube e Difusora (Blumenau), Clube (Gaspar) e Araguaia (Brusque).

- 1958 a 61 - Assumiu a Rádio Cultura AM (Joinville).

- 1961 a 1964 - Trabalhou na Tupy, em São Paulo. À noite, foi jornalista, redator e locutor das Rádios Nacional e Excelsior. Também foi produtor e narrador de documentários para o cinema.

- 1964 a 1982 - Instalou a Rádio Cultura FM, a mais potente emissora FM na época e que contava com profissionais e técnicos formados nos grandes centros. A primeira FM de Joinville.

- 1983 a 1985 - Integrou a equipe da Rádio Colon AM, como redator e comunicador.

- 1985 a 1995 - Foi acionista e diretor Superintendente da Rádio Difusora AM. Simultaneamente, dirigiu as Rádios Guarujá e Antena 1, na capital.

- Também foi secretário de turismo de Barra Velha e de Joinville.

- 1997 a 2003 -  Foi mestre de cerimônias do prefeito Luiz Henrique da Silveira. Implantou a Rádio UDESC Educativa, de Joinville.

- 1998 – 2006 - Foi dirigente da Fundação Cultural de Joinville. Uma de suas ações foi implantar a rádio pública Joinville Cultural 105,1 FM, inaugurada em 2012.


Com a filha Marlise, a inseparável esposa, Lola, e Ramiro em jantar da ACAERT


Ramiro e Lola comemoram a Comenda ACAERT


No lançamento do Selo Comemorativo da ACAERT


Ramiro Gregório da Silva foi um dos fundadores da ACAERT


O radiodifusor foi atuante desde o início da história da entidade


Congresso ACAERT em Blumenau

Repórter: Assessoria de Comunicação ACAERT

Últimas notícias