México: 100% dos smartphones devem ter receptor de rádio FM

A exigência dará à população mexicana a garantia de ouvir rádio FM pelo celular sem a necessidade de conexão com a internet

18/05/2017

Todos os celulares smartphones fabricados no México devem ter chip para receber o sinal FM de rádio. A determinação é do Instituto Federal de Telecomunicações do país, órgão similar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações brasileiro.

A exigência dará à população mexicana a garantia de ouvir rádio FM pelo celular sem a necessidade de conexão com a internet.

Em 2014, a ABERT, em parceria com as associações estaduais, lançou a campanha “Smart é ter rádio de graça no celular”, que orienta a população a optar, na hora da compra, por um aparelho com chip de rádio FM integrado.

Uma pesquisa da ABERT realizada em 2016 mostra que 100% dos celulares de até R$ 300 já incluem a opção do rádio FM. Já nos smartphones acima deste valor, o percentual dos modelos equipados com receptor FM fica em 76%.

O levantamento da ABERT apontou ainda que, atualmente, dos 235 modelos de celulares à venda no mercado, 179 vêm com rádio FM integrado. Apesar de corresponder à maioria dos aparelhos, a comparação com os dois anos anteriores mostra uma queda na quantidade de celulares com FM embutido: em 2014/15, 79% tinham rádio.

Ainda de acordo com a pesquisa, os fabricantes têm diminuído a produção de aparelhos com recepção de sinal FM. O diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, analisa a queda nos números com preocupação.

“Se o fabricante diminuiu a produção é porque o consumidor não tem procurado esse tipo de serviço. E a presença do FM no celular é fundamental para a sobrevivência do rádio. Cabe a nós, radiodifusores, ajudar na divulgação do rádio no celular e incentivar o ouvinte a consumir aparelhos que tenham essa funcionalidade”, ressalta Antonik. 

O diretor da ABERT acrescentou ainda que o Brasil deveria seguir a iniciativa mexicana. “O rádio é um dos mais importantes meios de comunicação do país. Dados da Anatel indicam que há no Brasil mais de 242 milhões de celulares, ou seja, mais que a população. É fundamental que esses aparelhos tenham recepção de rádio FM, dando mais uma opção ao ouvinte para escutar sua rádio favorita”, disse Antonik.

Confira aqui a lista dos aparelhos Smartphones que são fabricados com o chip de recepção de rádio FM.

Últimas notícias