Fim do sinal analógico de TV em SP acontece em 29 de março

A confirmação veio após o resultado da pesquisa do Ibope, divulgada na segunda-feira (30), que revelou que 86% dos domicílios da capital paulista já estão aptos para receber o sinal digital

01/02/2017

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Juarez Quadros, confirmou nesta terça-feira (31), que o desligamento do sinal analógico de TV em São Paulo e mais 39 cidades do entorno está mantido para 29 de março. A confirmação veio após o resultado da pesquisa do Ibope, divulgada na segunda-feira (30), que revelou que 86% dos domicílios da capital paulista já estão aptos para receber o sinal digital. A pesquisa apontou também que 98% das pessoas já ouviram falar do sinal digital de TV e 88% das famílias têm conhecimento que o sinal analógico será totalmente desligado.

A Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento do sinal analógico de TV no Brasil) havia solicitado ao governo que adiasse o desligamento para 30 de agosto, por causa do atraso na entrega dos conversores que adaptam o sinal analógico para digital nas televisões de tubo, destinados às famílias carentes.

Mas, segundo afirmou Quadros na entrevista à imprensa, “a pesquisa superou todas as nossas expectativas. São Paulo está mais digitalizada que Brasília, dois meses antes do desligamento, por isso, não se discute mais a mudança da data. Tudo caminha para que o desligamento ocorra dentro do prazo previsto pela portaria do Ministério, que é 29 de março”.

De um total de 1,8 milhão de kits digitais a serem entregues em São Paulo, foram distribuídos até o momento 20%, sendo 3% na capital e o restante nas cidades do entorno. 1,5 milhões de kits com conversores digitais, antenas e cabos ainda deverão ser distribuídos para os beneficiários de programas sociais do governo federal, como, por exemplo, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Luz para Todos. Para o presidente da Anatel, o foco agora é intensificar a distribuição desses kits digitais.

“Falta uma ação de distribuição maior dos kits na capital paulista, mas acreditamos que essa entrega será acelerada nos próximos dias. Aproveitamos para convidar a imprensa para ajudar na divulgação e esclarecimentos sobre quem tem direito ao kit e onde retirar o seu equipamento”, disse Quadros.

Os atrasos na definição das especificações dos conversores estão dificultando a entrega pelos fabricantes e a Seja Digital não terá equipamentos suficientes para atender as famílias. Também segundo a Seja Digital, com o desligamento em 29 de março, 800 mil kits ainda faltarão ser entregues e, no caso de haver reclamações de falta de conversores, não há como atender.

Entretanto, de acordo com o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Marteletto, mesmo que a distribuição dos kits não atinja os 100%, o desligamento em São Paulo não será prejudicado. “Nós estamos atrasados na entrega dos kits em relação a Brasília, porém a nossa meta é atingir pelo menos 50% das famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal até o dia 29 de março”, disse Marteletto.

EAD pede também adiamento no Nordeste 

Sobre o restante do cronograma, Quadros disse que o assunto foi discutido durante a reunião do Gired (grupo que conduz a transição da TV analógica para a digital), na manhã desta terça-feira (31) e que as teles solicitaram novamente uma revisão no cronograma para Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE), porém “fica mantido o cronograma original, até o resultado das futuras pesquisas”.

Marteletto alegou que adiar o desligamento no Nordeste ajudaria na distribuição dos kits. “Já efetuamos a compra de mais de 5 milhões de equipamentos, mas existe um problema operacional. Com o adiamento, conseguiremos entregar todos os kits sem que nenhuma família fique prejudicada com o desligamento do sinal analógico”, argumenta.

Na próxima reunião do Gired, marcada para 20 de fevereiro, novos resultados da pesquisa de aferição em São Paulo serão apresentados.

Repórter: Milena Tomazini

Últimas notícias