Emissoras Catarinenses se capacitam para oferecer acessibilidade

Promovido pela ACAERT, curso em audiodescrição formou profissionais das TVs para atuar nas Eleições 2016

17/08/2016

Profissionais das emissoras associadas à ACAERT concluíram nesta terça-feira (16), em Florianópolis, o curso de Introdução à Audiodescrição, ferramenta que passa a ser exigida como complemento ao conteúdo audiovisual nas eleições 2016 – tanto na propaganda partidária como nos debates em TV. A necessidade surgiu após uma reunião entre representantes do Tribunal Regional Eleitoral, Associação Catarinense de Integração dos Cegos - ACIC e ACAERT, que discutiu a viabilidade de aplicação das novas exigências.

O curso, que teve três dias de duração, foi ministrado pelas audiodescritoras Marcia Caspary e Lívia de Mello Motta. No último dia, com a participação de um deficiente visual, os profissionais que receberam a capacitação simularam a utilização dos recursos de audiodescrição em debates eleitorais. A ferramenta estará disponível nas cidades catarinenses onde o sinal da TV Digital já está implantado, nas demais regiões o recurso será oferecido através dos comunicadores que vão mediar os debates.

A ideia é que os mediadores utilizem técnicas e expressões audiodescritivas para tornar o conteúdo acessível para as regiões onde não há como produzir e receber o conteúdo audiodescritivo. O acordo firmando entre a Justiça Eleitoral, ACIC e ACAERT estabeleceu um esforço para oferecer conteúdo que respeite o “Desenho Universal” – que consiste na concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento ao conteúdo audiovisual, espetáculos e outros eventos. Além das pessoas com deficiência visual, também são beneficiadas pessoas idosas, pessoas com deficiência intelectual, autistas, pessoas com déficit de atenção, disléxicos, entre outros.

Para o presidente Rubens Olbrisch “esse curso faz parte de um esforço da ACAERT em atender uma demanda crescente da sociedade, de oferecer recursos que possibilitem a acessibilidade do maior número de pessoas aos programas e conteúdo das nossas emissoras”.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias