X PRÊMIO ABRACOPEL de jornalismo: “segurança nas instalações elétricas”

Podem concorrer ao prêmio os autores de matérias publicadas em emissoras de Rádio e TV, no período compreendido entre 30 de setembro de 2015 a 29 de julho de 2016.

02/06/2016

REGULAMENTO PRÊMIO 2016

REGULAMENTO

X PRÊMIO ABRACOPEL DE JORNALISMO: “SEGURANÇA NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS”

VII PRÊMIO ESPECIAL PROGRAMA CASA SEGURA

III PRÊMIO ESPECIAL ELETRICIDADE SEGURA PARA TODOS

Podem concorrer ao prêmio os autores de matérias em língua portuguesa publicadas em jornais, revistas e websites nacionais ou veiculadas por emissoras de televisão ou rádio brasileiras, no período compreendido entre 30 de setembro de 2015 a 29 de julho de 2016.

Categorias profissionais:

  • Mídia Impressa – Jornal
  • Mídia Impressa – Revista
  • Mídia Eletrônica – Rádio
  • Mídia Eletrônica – TV
  • Assessoria de imprensa – Releases

Categorias abertas:

  • Mídia Digital – Internet vídeo
  • Mídia Digital – Internet áudio
  • Mídia Digital – Internet texto
  • Mídia Digital ou Impressa – Empresarial
  • Fotografia ou Ilustração
  • Artigo Técnico

Nas categorias profissionais apenas serão aceitos trabalhos publicados ou veiculados por entidades cuja atividade-fim seja essencialmente jornalística e somente será permitida a participação de profissionais da área de comunicação social registrados por instituições de atuação oficialmente comprovada para esse fim. Nas categorias abertas não há necessidade de registro profissional.

Em caso de trabalho sem assinatura, sem créditos ou assinado com pseudônimo, sua autoria deverá ser atestada em declaração, por escrito e em folha timbrada, do diretor de redação ou do editor da publicação.

DESCRIÇÃO DE CATEGORIAS ESPECÍFICAS:

EMPRESARIAL – material de comunicação (boletim, intranet, folheto, mural, cartaz, banner etc.) divulgado internamente em empresas/entidades com a finalidade de conscientizar seus funcionários sobre os riscos com a eletricidade; vale os materiais desenvolvidos por suas assessorias de imprensa, desde que veiculados internamente (os materiais divulgados externamente entrarão na categoria Assessoria de Imprensa).

MÍDIA DIGITAL – INTERNET – as seguintes considerações devem ser levadas em conta para a classificação:

  • Vídeos preparados exclusivamente para a internet (youtube, Vimeo entre outros);
  • Áudios (podcasts) preparados exclusivamente para a internet;
  • Textos preparados exclusivamente para a internet.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Release: concorrem as agências ou jornalistas que prestam serviço de assessoria de imprensa/comunicação para empresas e entidades, e que tenham publicado em pelo menos um veículo de mídia impressa ou eletrônica seu release, cujo tema seja a conscientização para os riscos da eletricidade.

FOTOGRAFIA OU ILUSTRAÇÃO: concorrem foto, sequência de fotos ou ilustração gráfica (infográfico, gravura, caricatura etc.) publicada sozinha ou como parte integrante das reportagens, que forem capazes de conscientizar para os riscos da eletricidade, cumprindo o papel disseminador da informação. Concorrem a esta categoria fotos e ilustrações publicados em veículos impressos ou sites de empresas jornalísticas.

  • Não serão aceitas fotografias que apresentem manipulação digital que alterem seu conteúdo;
  • Só serão considerados os trabalhos fotográficos que contenham elementos de informação jornalística. Não serão considerados ensaios fotográficos, trabalhos de importância meramente técnica ou artística, ou ainda fotos que não tenham sido objeto de publicação.

RÁDIO: A inscrição na categoria Rádio, além das informações contidas na ficha de inscrição, deverá vir acompanhada de um ATESTADO DE VEICULAÇÃO indicando data(s), horário(s) e instituição que a veiculou (e se possível o link com a matéria).

OBSERVAÇÃO: A partir da 9.ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo, na categoria MÍDIA ELETRÔNICA – TV, o cinegrafista da matéria vencedora receberá um troféu de menção honrosa.

 

PREMIAÇÕES ESPECIAIS

VII PRÊMIO ESPECIAL – PROGRAMA CASA SEGURA – RETROFIT

Programa Casa Segura (projeto que visa levar informações sobre a necessidade de adequação das instalações elétricas nas residências) oferece aos participantes do Prêmio Abracopel de Jornalismo um Prêmio de incentivo, que será concedido ao participante que destacar em sua reportagem as melhores dicas sobre a importância da REVISÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (RETROFIT) de baixa tensão residencial visando a segurança e a sustentabilidade.

Os critérios de seleção são definidos e de responsabilidade dos mantenedores do Programa Casa Segura. Trata-se de uma premiação extra e com regras próprias, mas em harmonia com os objetivos do Prêmio Abracopel de Jornalismo, sem de forma alguma ferir as suas regras estabelecidas.

Todos os participantes do Prêmio Abracopel de Jornalismo e que atenderem as regras deste Prêmio Especial estarão automaticamente participando, não necessitando inscrição específica para tal.

III PRÊMIO ESPECIAL – ELETRICIDADE SEGURA PARA TODOS

O Prêmio Especial Eletricidade Segura para todos, tem, assim como o prêmio Especial Programa Casa Segura, regras próprias, mas em harmonia com as regras estabelecidas pelo Prêmio Abracopel de Jornalismo e visa gerar mais incentivos para os profissionais de mídia. O tema escolhido para esta edição é “As boas práticas das empresas para a população” e visa premiar matérias que tenham como foco mostrar as ações de conscientização para os riscos da eletricidade que as empresas fazem para a população, ou seja, ações das empresas extramuros. Este prêmio terá uma comissão especial formada por profissionais da Abracopel e de entidades parceiras que definirão entre as matérias concorrentes, qual a melhor divulgação. O vencedor será conhecido na cerimônia de entrega da X edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo.

Todos os participantes do Prêmio ABRACOPEL de Jornalismo e que atenderem as regras deste Prêmio Especial estarão automaticamente participando, não necessitando inscrição específica para tal.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os candidatos podem inscrever quantos trabalhos desejarem e em mais de uma categoria, basta que estejam dentro dos critérios e do tema proposto.

A escolha será feita por membros da diretoria da Abracopel, do Conselho Consultivo da entidade, convidados das empresas patrocinadoras e outros apoiadores, em uma banca heterogênea, formada por pessoas de diferentes idades, profissões e classes sociais.

Os critérios de avaliação serão:

  1. Impacto na sociedade para a conscientização do público,
  2. Aprofundamento do tema,
  3. Inovação ou soluções propostas e discussão,
  4. Forma de apresentação do conteúdo (redação, estética, clareza e interesse).

COMO PARTICIPAR

Os interessados que estiverem de acordo com o regulamento deverão fazer sua inscrição enviando um e-mail para [email protected] com o assunto Prêmio de Jornalismo, com os seguintes dados:

  1. Categoria que pretende concorrer,
  2. Título da matéria,
  3. Veículo em que foi publicada/ empresa de jornalismo a que está vinculado,
  4. Link para a matéria,
  5. Data de publicação,
  6. Nome do autor da matéria (caso de categoria TV, o nome do cinegrafista)
  7. Registro profissional – para categorias profissionais,
  8. Endereço, e-mail e telefones para contato.

A comissão organizadora, ao receber os dados, fará a confirmação da inscrição e apresentará os procedimentos para o envio do material (se julgar necessário) que será objeto da participação.

O prazo máximo para a inscrição é 29 de julho de 2016.

PREMIAÇÃO:

Os vencedores, em cada uma das categorias, receberão o troféu “X Prêmio Abracopel de Jornalismo”, um equipamento eletrônico a ser definido e outros prêmios/brindes definidos pelos apoiadores e que serão oportunamente informados.

Todos os finalistas receberão medalhas de participação e poderá ser concedido um Troféus de Menção Honrosa às matérias finalistas mais bem classificadas.

Os vencedores dos Prêmios Especiais Programa Casa Segura e Eletricidade Segura para Todos receberão, além de um troféu exclusivo, uma TV LED de 32 polegadas, além de outros brindes que poderão ser oferecidos pelos patrocinadores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O candidato autoriza a utilização do trabalho inscrito em produções da promotora, por um período de cinco anos, sem qualquer ônus, desde que estejam com os devidos créditos.

Repórter: ABRACOPEL

Últimas notícias