Pesquisa da ABERT mostra celulares com acesso à TV e rádio

Uma das iniciativas da Associação é incentivar a população a optar por celulares com recepção de rádio FM e TV na hora da compra

07/04/2016

Dos 227 aparelhos celulares à venda no mercado brasileiro, 177 (78%) já vêm com chip de rádio FM integrado. Quanto aos aparelhos com acesso à programação de TV, este número é bem mais baixo: apenas 22 (10%) do total de celulares pesquisados possuem recepção do sinal televisivo.

Os dados estão na pesquisa realizada pela ABERT. Uma das iniciativas da Associação é incentivar a população a optar por celulares com recepção de rádio FM e TV na hora da compra.

O estudo revelou ainda que é possível encontrar aparelhos com acesso à televisão e rádio por preços acessíveis. 92% dos celulares na faixa de R$300 a R$700 têm rádio FM integrado. Na mesma faixa de preço, 22% dos celulares possuem recepção do sinal de TV.

A pesquisa mostra que os fabricantes têm diminuído a produção de aparelhos com recepção de sinal FM. No final de 2014, um estudo revelou que 89% dos aparelhos vinham com chip FM de rádio. Para a ABERT, a diminuição de 11% não corresponde à redução do consumo de rádio por meio do celular, mas, sim, que os ouvintes utilizam cada vez mais os aplicativos para escutar sua programação favorita.

O diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, acredita que o ambiente virtual está prevalecendo. “No longo prazo, a rádio deveria dedicar grande parte de sua estratégia comercial para a internet. Isso porque as pesquisas têm mostrado, ainda que de forma incipiente, que todo hardwear (equipamento) tem migrado para uma plataforma virtual”, disse.

Para a professora Nelia Del Bianco, da Universidade de Brasília (UnB), a conectividade do rádio por meio das mídias digitais é um caminho sem volta. “As pessoas querem interação, querem conversar com outras ou ouvir músicas de sua playlist. É uma tendência muito forte de personalização que o rádio precisa entender para se adaptar ao mercado”, disse.

“O modelo de negócios do rádio terá que se adequar a essa nova dinâmica, que me parece irreversível, porque as grandes empresas transnacionais de celulares tem foco em seus negócios que vai além da venda de aparelhos”, concluiu a professora.

MOBILIZE-SE

Pensando na evolução das rádios para o ambiente digital, a ABERT criou o projeto Mobilize-se, no qual as rádios podem participar de três iniciativas: o aplicativo integrador de rádios, o app exclusivo para a emissora e o Portal Mobilize-se PLAY. 

Pelo integrador ABERT, aplicativo que pode ser baixado em smartphones, o ouvinte pode escutar rádios de todo o Brasil. A rádio que entrar no Mobilize-se e solicitar o app exclusivo gratuito já passa automaticamente a fazer parte do integrador e do Portal Mobilize-se PLAY.

Para uma rádio desenvolver seu próprio aplicativo, os custos iniciais giram em torno de R$3 mil, mais as taxas de manutenção cobradas mensalmente. Por meio do projeto, a ABERT cobre os custos iniciais de desenvolvimento do app e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar um salário mínimo por ano.

A veiculação do rádio por meio da internet permite a interação com o ouvinte em diversos momentos do dia. Além de engajar a audiência, esse relacionamento pelas novas plataformas permite estabelecer um vínculo ainda mais forte da rádio com o ouvinte.

Com o apoio do Mobilize-se, a ABERT estima que, em 2015, o Brasil atingiu a marca de 2.700 rádios com app exclusivo, mais da metade do total de rádios comerciais brasileiras. Cadastre sua emissora! Basta clicar aqui ou ligar para 0800 9402104.

Repórter: Assessoria de Imprensa ABERT

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