ACAERT ENTREVISTA: coordenador da Sala de Situação de combate ao Aedes Aegypti de SC, JOÃO FUCK

O entrevistado explica as diferenças entre as viroses transmitidas pelo mosquito

25/01/2016

O convidado do ACAERT Entrevista é João Fuck, coordenador da Sala de Situação para gerenciamento e controle das ações de intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypt no Estado. A sala funciona no prédio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC),  na capital. Confira, abaixo, a edição da entrevista, que esclarece as diferenças entre dengue, febre chikungunya e a febre do zika vírus.

A SALA DE SITUAÇÃO

A prioridade das ações está nos 28 municípios considerados infestados pelo mosquito: Anchieta, Balneário Camboriú, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Guatambu, Itajaí, Itapema, Joinville, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Serra Alta, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim.

 Dentre as diretrizes já estabelecidas está a inspeção de todos os domicílios e imóveis das áreas infestadas dos municípios, para orientação da população quanto às medidas de prevenção, bem como a eliminação de possíveis criadouros do mosquito. “Nosso trabalho objetiva a diminuição dos focos nesses municípios, reduzindo o índice de infestação para menos de 1% nas áreas urbana dos municípios”, destacou o secretário adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli. Dados atuais mostram índices de infestação peloAedes aegypti de até 6,3%.

 Nesse primeiro momento, será montado um plano de ação contendo metas e ações a serem executadas nos próximos meses, utilizando como base o plano estadual de contingência para o enfrentamento da dengue. A ideia é que cada um dos 28 municípios considerados infestados tenham suas próprias salas de situação, que funcionarão integradas com as salas estadual e nacional, utilizando a estrutura das Secretarias de Defesa Civil e da Saúde.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimos áudios