Prazo para desligamento da TV analógica é prorrogado para 2023

Apenas Rio Verde e Brasília terão o desligamento em 2016

22/01/2016

Nesta quarta-feira (20), o Gired (grupo de implementação da TV digital) aprovou, por unanimidade, a proposta de acordo apresentada por representantes das emissoras de radiodifusão e das teles que prevê a alteração no cronograma de desligamento do sinal analógico em todo o país.

Apenas a cidade goiana Rio Verde e a capital Brasília terão o swith off em 2016. O acordo prevê o desligamento de mil cidades até 2018, nas capitais e respectivas áreas metropolitanas, em todos os municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro, e uma parte do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Para 2023, cerca de 4.500 municípios de todo o país terão o desligamento do sinal analógico, conforme liberação da faixa de 700 MHz.

Para o presidente do Gired, Rodrigo Zerbone, o consenso foi um grande passo. “Foi bastante difícil, pois cada ponto do acordo tinha resistência de algum dos atores. Este documento endereça quais propostas efetivas teremos para lidar com os problemas que encontramos ao longo do processo. Temos que testar o efeito real na prática”, afirmou Zerbone.

Em breve será publicada uma portaria pelo Ministério das Comunicações com as alterações no cronograma.

Mudança na pesquisa

A nova meta para o desligamento do sinal analógico caiu de 93% para 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital. O acordo aponta 20 mudanças no critério de aferição e de comprovação da digitalização dos sinais.

A pesquisa incluiu os domicílios com assinaturas de TV a cabo e ficaram de fora apenas os que têm canais por satélite, pois não recebem todos os canais abertos de TV. Nos casos em que os 93% não forem atingidos, o Gired poderá tomar a decisão pelo desligamento, desde que haja unanimidade do grupo.

Segundo Zerbone, com a decisão de “esticar” o cronograma, ficou decidido que Brasília será a única cidade a ser desligada em outubro deste ano, para funcionar como um teste. “O interior do Brasil, ao ficar para 2023, será feita a concentração de esforço nas regiões metropolitanas e em algumas cidades onde o espectro tem congestionamento de faixa”, declarou Zerbone.

Set top box para atingir meta

Com a prorrogação do prazo do desligamento da TV analógica, o Gired irá redirecionar os conversores. “A gente ia jogar dinheiro fora, pois teríamos que distribuir conversor em todo o país, para cidades onde não haveria TV digital”, afirmou Zerbone.

A decisão foi ampliar o público que será contemplado com a distribuição gratuita dos conversores nas cidades onde haverá o desligamento. Assim, para as mil cidades que serão desligadas até 2018, aproximadamente 15 milhões de beneficiários, cadastrados no Bolsa Família e no Cadastro Único receberão o set top box.

Repórter: Assessoria de Imprensa ABERT

Últimas notícias