Luto: Morre proprietário da Rede Catarinense de Rádios e das empresas Bonato

Velório acontece na capela do Cemitério Parque Jardim da Paz, em Florianópolis.

06/08/2015

O rádio silenciou em Joaçaba e o segmento empresarial e político de Santa Catarina está em luto! Cerca de um ano depois de perder a matriarca Maria Odete Brandalise Bonato (71 anos), a família Bonato sofreu mais um golpe impiedoso da vida. Faleceu nesta quinta-feira (06) em São Paulo o empresário Ivan Orestes Bonato, 78 anos, proprietário da Rede Catarinense de Rádios e das empresas Bonato Materiais de Construção e Bonato Couros em Joaçaba.

O empresário joaçabense, pai de Rodrigo e Valéria, estava internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, considerado um dos mais importantes centros médicos do Brasil e da América Latina, onde tentava se recuperar de um pós-operatório. A morte foi confirmada por volta das 19h por familiares que estão na capital paulista. O Velório acontece na capela do Cemitério Parque Jardim da Paz em Florianópolis, na rodovia SC-401, km 3. A cremação acontecerá em Balneário Camboriú. Além dos familiares e amigos, a notícia da morte de Ivan Bonato impactou também nos colaboradores da Rede Catarinense de Rádios e nas empresas Bonato. O presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, lamentou a morte do radiodifusor e, em nome da entidade, apresentou solidariedade aos familiares e amigos.

Trajetória política
Além da área da comunicação e empresarial, onde se concentraram seus maiores investimentos, Ivan Bonato se aventurou pelo campo da política ocupando a função de Secretário da Fazenda em Santa Catarina nos governos Antônio Carlos Konder Reis (1979-1983) e Jorge Bornhausen (1979-1982). No década de 80, ele foi eleito primeiro suplente do senador Jorge Bornhausen em 1982 a quem acompanhou no ingresso ao PFL exercendo o mandato quando o titular foi Ministro da Educação (1986-1987) do governo José Sarney.

Cargos Públicos
Ao longo da sua carreira de político, Ivan Orestes Bonato foi muito prestigiado sendo convidado a assumir muitas funções públicas. Entre as mais importantes, destaque para a Secretaria da Fazenda em SC, a presidência do Conselho Consultivo da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC), vice-presidência do Conselho de Administração do Badesc, membro efetivo do Conselho de Administração do BADESC, presidente da ACIOC em Joaçaba, Diretor do Sindicato das Indústrias do Trigo em SC, .

Perdigão (BRF)
Ivan Bonato é filho de Orestes Floriani Bonato e Iolanda Bordin Bonato. Em 1934 as famílias Brandalise, Pozoni e Bonato fundaram a Perdigão em Videira numa empreitada de tal cumplicidade que Ivan Bonato casou com Maria Odete Brandalise. Ele foi vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Perdigão (Período de 1984 a 1992) e vice-presidente do Grupo Perdigão (Período de 1984 a 1990);

Homenagens recebidas
- Industrial do Ano em Santa Catarina (1969);
- Político do Ano no Sul do País em santa Catarina (1977);
- Personalidade de Santa Catarina (1978);
- Amigo da Imprensa (1979).

O empresário joaçabense partiu nesta quinta-feira deixando um legado para os familiares, amigos e colaboradores. Será eternamente lembrado pelos empreendimentos, como é o caso da Rádio Catarinense, emissora a qual ele adquiriu em 1984 e que tinha um grande carinho. Se hoje a Rádio Catarinense reúne profissionais que mantém uma programação de nível, que pode ser comparada as emissoras de grandes centros, muito se deve a família Bonato que investiu valores significativos para manter a atual estrutura.

Por Marcelo Santos


Ivan Bonato

O governador Raimundo Colombo gravou uma mensagem lamentando a morte de Ivan Bonato, ouça

Repórter: Marcelo Santos - Rádio Catarinense

Últimos áudios