Mais de 100 cidades do país vão desligar o sinal da TV analógica no próximo ano

Com a mudança, salta de 95 para 137 o número de municípios contemplados nesta fase

22/07/2015

O Ministério das Comunicações alterou o cronograma de desligamento da TV analógica no país para 2016. A nova portaria do projeto de implantação da digitalização inclui 44 cidades na lista das que receberão, no próximo ano, somente o sinal digital. Com a mudança, salta de 95 para 137 o número de municípios contemplados nesta fase.

A inclusão aconteceu para atender parâmetros técnicos e evitar interferências no sinal digital após o desligamento, segundo o gestor do Projeto de Implantação da Televisão Digital, William Zambelli. Para que o desligamento ocorra, é preciso que o sinal digital possa ser recebido por, no mínimo, 93% dos domicílios da região.

Na região metropolitana de São Paulo, foram incluídas cidades como Francisco Morato, Cajamar, Mairiporã e São Lourenço da Serra. Já no Rio de Janeiro, os municípios de Itaguaí, Japeri, Queimados e Seropédica também foram contemplados.

O desligamento analógico deve terminar apenas em 2018, visto que o processo será feito de forma escalonada. Para o início das transmissões exclusivamente digitais, a população das localidades será informada um ano antes da mudança por meio de inserções diárias na programação televisiva.

Para receber o sinal digital, é preciso possuir uma TV com conversor integrado ou adquirir o aparelho separadamente. No setor de telecomunicações, a digitalização representa um avanço. A faixa de 700 megahertz, então usada pela TV analógica, será desocupada para expansão da internet móvel via 4G.

Repórter: Comunique-se

Últimas notícias