Fecomércio premia os trabalhos de imprensa que destacaram a importância do setor terciário em SC

Jornalistas de emissoras associadas à ACAERT foram premiados nas principais categorias

11/06/2015

Com uma palestra do jornalista e escritor Fernando Morais e uma emocionada homenagem ao repórter-fotográfico Antônio Carlos Mafalda, um dos principais profissionais de imprensa de Santa Catarina nas últimas décadas, que recebeu um troféu por sua trajetória do secretário-geral da Confederação Nacional do Comércio, Marcos Arzua, a Fecomércio SC promoveu, na noite desta quarta-feira, dia 10, no auditório do Sesc Cacupé, em Florianópolis, a entrega da 2ª edição do seu Prêmio Fecomércio de Jornalismo.

A premiação distribui R$ 60 mil às matérias e reportagens em quatro categorias (Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Destaque Acadêmico) abordando temas como a representatividade do comércio na economia catarinense, competitividade empresarial, empreendedorismo, sindicalismo e associativismo empresarial, inovação, políticas públicas e legislação que contemplem a categoria econômica do comércio.

Representando o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, no evento, o vice-presidente de Turismo e da Região Sul da entidade, Fernando Willrich, falou sobre os desafios a serem superados pelo setor terciário em 2015 diante de um cenário econômico desfavorável e o papel da imprensa na análise dessa situação.

"O bom relacionamento entre os setores do comércio e os veículos de comunicação é imprescindível. Neste momento de crise, é importantíssimo o papel da imprensa na análise da atual situação econômica e política. O objetivo do Prêmio Fecomércio de Jornalismo é reconhecer os trabalhos que apontam os entraves que prejudicam o pleno desenvolvimento da atividade econômica e, ao mesmo tempo, destaquem as iniciativas que indiquem um novo caminho a seguir, de modo criativo e inovador. E esta, senhoras e senhores, é uma busca permanente também do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Santa Catarina", afirmou Willrich.

Palestra

O jornalista e escritor Fernando Morais falou sobre "Os rumos do jornalismo, a crise da mídia tradicional e a credibilidade das informações em tempos de redes sociais". Segundo ele, a comunicação vive um momento de profunda transformação promovida pela internet, que revolucionou o modo como as pessoas se relacionam com as diferentes mídias. Para Morais, livros, jornais, revistas e até mesmo a televisão, como entendemos hoje, estão com dias contados. "Hoje, com um laptop e um celular, qualquer pessoa pode ser um Roberto Marinho. O problema é que a internet aceita tudo, verdades e mentiras. Acredito que haverá, em certo momento, uma depuração, uma espécie de darwinismo, no qual irão sobreviver aqueles que tiverem credibilidade", afirmou Morais.

Premiação

Ao todo, foram inscritos no 2º Prêmio Fecomércio de Jornalismo  58 trabalhos, entre matérias de mídia impressa, de rádio, tevê e produzidas para os canais das universidades catarinenses. Todos foram avaliados segundo os critérios de adequação ao tema, relevância, utilização de fontes, densidade e exatidão do conteúdo e qualidade editorial e técnica. O Prêmio Fecomércio de Jornalismo foi auditado pela VGA Auditores Independentes. 

Na categoria Destaque Acadêmico, cuja premiação foi entregue pelo diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino, os vencedores foram: 1º lugar - Daniel da Silva Lemes, pela reportagem "A nova fase do Mercado Público de Florianópolis", publicada no jornal Zero, da UFSC; 2º lugar - Bruna Mendes e equipe, pelo documentário "Uma década de obras na BR-101", veiculado no Portal da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, a SATC; 3º lugar - Maria Luiza Buriham e Patrícia Siqueira, pela reportagem "Vida de feirante", publicada no jornal Zero, da UFSC.

O diretor regional do Sesc SC, Roberto Martins, fez a entrega do troféu aos vencedores da categoria Radiojornalismo: 1º lugar - Marcos Andrei Meller, pela reportagem "Empreendedorismo dez, juro zero", veiculada na rádio Peperi, de São Miguel do Oeste; 2º lugar - Emanuel Ramos Soares, pela matéria "Rede social, a rede do negócio", veiculada na rádio CBN Diário, de Florianópolis; 3º lugar - Marcos Andrei Meller, pela matéria "O tradicional moderno comércio do Extremo Oeste", também da rádio Peperi.

O vice-presidente da Fecomércio SC, Fernando Willrich, entregou os prêmios da categoria Telejornalismo: 1º lugar - Talita Rosa, Mateus Castro e Gustavo Schwabe, pela série "As lições do comércio de Nova York para Santa Catarina", veiculada na TV COM; 2º lugar - Thais Andrioli, pela matéria "Plano Diretor de Florianópolis", veiculada pela RBS TV de Florianópolis; 3º lugar - Sara Kirchhof, pela matéria "Dicas para a saúde financeira", veiculada na RBS TV de Joinville.

Os prêmios da categoria Jornalismo Impresso foram entregues pelo secretário-geral da CNC, Marcos Arzua: 1º lugar - Claudia Mebs Nunes, Julimar Pivatto e Pedro Machado, pela reportagem "O caminho para o bom negócio", publicada no Diário Catarinense; 2º lugar - Alexandre Lenzi, pela matéria "Empresário, 20 anos", publicada no Diário Catarinense; 3º lugar - Claudine Nunes, pela matéria "Franquia que dá certo", publicada no jornal A Notícia, de Joinville.

Estímulo

Segundo Marcos Arzua, o Prêmio Fecomércio de Jornalismo tem uma importância fundamental no reconhecimento do trabalho da imprensa em levar para a sociedade os fenômenos e o que de bom acontece no dia a dia do comércio. "Identificando isso e sabendo da necessidade de se ter uma comunicação eficaz e permitir cada vez mais que sejam conhecidas as iniciativas, as boas práticas e tudo aquilo que o comércio contribui para a sociedade, a Fecomércio resolveu premiar essas reportagens. É uma bela iniciativa, importante para o reconhecimento do trabalho dos veículos e, também, para que isso estimule cada vez mais a difusão desse importante setor da nossa sociedade", afirmou Arzua.

Vencedor de dois prêmios, primeiro e terceiro lugares, na categoria radiojornalismo, Marcos Andrei Meller, da rádio Peperi de São Miguel do Oeste, disse que o comércio tem uma importância muito grande para a economia catarinense e é uma pauta constante e obrigatória para os veículos de comunicação. "Participar do prêmio teve o objetivo de falar um pouco mais sobre o comércio e valorizar essa atividade fundamental para a economia de Santa Catarina. E, também, pela credibilidade que tem o prêmio da Fecomércio, ele acaba estimulando os meios a olhar com mais atenção as práticas que envolvem o comércio", disse Meller.

Repórter: Assessoria de Imprensa Fecomércio

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