SET Sul 2015 atualiza cenário da migração das emissoras AMs para a faixa FM e reforça a importância do rádio via antena

Cenário de desligamento da TV Analógica está diretamente ligado com a migração nos maiores centros brasileiros

19/05/2015

O Tudo Rádio acompanhou a abertura e os painéis da SET Sul 2015, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Televisão em Curitiba, com encerramento no início da noite de hoje (13). Após o primeiro painel que era relacionado ao desligamento do sinal da TV analógica os presentes puderam acompanhar a apresentação de Eduardo Cappia, profissional que compõe o comitê técnico da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo) e diretor da EMC Solução em Telecomunicações. No painel houve uma atualização do processo de migração das rádios que estão na faixa AM para a sintonia FM, além de detalhes relevantes que apontam a importância do uso do espectro FM entre as populações do continente americano.

FM em alta

Cappia apresentou uma pesquisa recente realizada nos Estados Unidos, onde os entrevistados respondiam que tipo de mídia consumiam dentro de seus veículos automotivos. O rádio AM/FM obteve 84% de preferência entre os entrevistados. Na sequência aparecem o CD Player (64%), Sirius/XM (22%), Pandora (18%), aplicativo iHeartRadio (8%), HD Rádio / Rádio Digital (7%), Spotify (7%) e “outro serviço de streaming/serviço de áudio” (5%). A pesquisa de múltipla escolha demonstra aponta a ampla presença e preferência do norte-americano pelo conteúdo radiofônico via antena, conteúdo divulgado pela Ipsos em fevereiro de 2015. A apresentação também destacou a forte presença do FM em celulares e outros dispositivos.

Já a situação da Noruega relacionada ao desligamento do FM foi taxada como uma ação precipitada por parte das autoridades locais, lembrando que já foram divulgados estudos de baixa penetração do sistema digital DAB (de 19% da população norueguesa), além de 200 emissoras de 230 permanecerem no FM analógico e desse universo apenas 23 estações concordam com o desligamento (saiba mais). O sistema digital DAB não foi continuado no Canadá (local de origem) e enfrentou problemas técnicos na Inglaterra.

Migração das AMs

Na apresentação Eduardo Cappia informou as atualizações dos números referentes à migração das AMs para a faixa FM. No momento foram 48,92% dos migrantes atendidos em canais no chamado “FM tradicional”, ou seja, na faixa de 88 a 108 MHz. Já 14,28% deverão ser realocados no “FM Estendido”, faixa que compreende as sintonias entre 76 a 88 MHz. Vale lembrar que esse percentual pode aumentar, já que as consultas públicas referentes aos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais ainda não foram divulgadas, situação que poderá ser resolvida nos próximos meses. Cappia informou que tratam de três estados com grande densidade populacional e elevado número de estações na faixa FM, com destaque para Minas e São Paulo. No total foram atendidas 678 emissoras migrantes, restando cerca de 708.

Cappia também lembrou que o uso do FM estendido vai ampliar a banda destinada à radiodifusão em FM, indo de 20 MHz para 32 MHz (aumento de 60% do espectro FM).

Migração e o desligamento da TV analógica

O processo de migração depende do desligamento da TV Analógica, pelo menos nos centros que deverão receber as AMs migrantes em faixa FM estendida. O motivo é que a faixa entre 76 MHz a 88 MHz resulta nos canais 5 e 6 da TV analógica. Segundo a apresentação de Rodrigo Zerbone (conselheiro da ANATEL e Presidente do GIRED) no primeiro painel, caso tudo ocorra da melhor maneira possível o projeto-piloto de desligamento da TV analógica será realizado no dia 29 de novembro de 2015 em Rio Verde (Goiás). Em 2016 o processo partirá para Brasília (3 de abril de 2016), São Paulo (maio/2016), Belo Horizonte (junho/2016), Goiânia (agosto/2016) e Rio de Janeiro (novembro/2016).

Em 2017 ocorrerá desligamentos em capitais como Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis (junho); Salvador, Fortaleza, Recife (julho); Campinas e Ribeirão Preto (agosto); Vale do Paraíba e Santos (setembro); Vitória e interior fluminense (outubro); São José do Rio Preto, Bauru e Presidente Prudente (novembro). Já em 2018 o processo partirá para Manaus, Belém, São Luís, Natal, João Pessoa, Maceió, Aracaju e Teresina (julho); Campo Grande, Cuiabá e Palmas (agosto); Porto Velho, Macapá, Rio Branco e Boa Vista (novembro). A data final para o “switch-off” (desligamento da TV analógica) é 25 de novembro de 2018.

FMs no estendido após o “switch-off”

Ainda não é possível definir se com o espectro limpo para a migração das AMs para a faixa FM estendida o ouvinte poderá acompanhar as primeiras migrantes entre 76 a 88 MHz, já que o processo também depende de outras questões técnicas e jurídicas. Outro detalhe importante é o tempo de transmissão simultânea entre AM e FM para as migrantes ao dial FM estendido, período que será de cinco anos. Por enquanto quem migrar para o FM “convencional” deverá desligar o AM de imediato.

Cappia lembrou dos testes realizados em São Paulo no dial FM estendido. A Jovem Pan AM 620 segue com sua programação retransmitida em 84.7 FM, situação acompanhada desde agosto do ano passado. No processo são realizados vários testes, com mudanças na estrutura da torre, verificação de possíveis interferências, cobertura, entre outros aspectos. No momento os testes obtiveram resultados positivos e a emissora opera com cerca de 3kw no transmissor. A estação está no alto do prédio que sedia o Grupo Jovem Pan em São Paulo (número 807 da Avenida Paulista), contando com os trabalhos da EMC Solução em Telecomunicações, transmissor da empresa brasileira SinteckNext e antena Shively Labs.

Outro detalhe interessante é a divulgação da parceria entre a Positron e a montadora FIAT para que os rádios dos automóveis já estejam configurados com a faixa FM estendida. Também existem testes com outros modelos de receptores para estudar a recepção do FM estendido de diferentes maneiras, além da disseminação desses aparelhos.

Repórter: Tudo Rádio.com | Daniel Starck

Últimas notícias