Reitor da UDESC participa do projeto Café na ACAERT

Prof. Antonio Heronaldo de Sousa está divulgando a agenda de eventos da instituição que completa 50 anos

13/05/2015

O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Prof. Antonio Heronaldo de Sousa, foi o convidado do projeto Café na ACAERT realizado nesta quarta-feira, 13.  Acompanhado pelo Secretário de Comunicação, o jornalista Thiago Augusto, os representantes da UDESC aproveitaram a oportunidade para divulgar a agenda de eventos comemorativos que vão marcar os 50 anos da instituição.

Na Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACAERT, a comitiva da universidade foi recebida pelo presidente, Rubens Olbrisch, o diretor executivo, Everson Juguero, pelo gerente comercial, Felipe Hübbe e pelo gerente de jornalismo, Guido Schvartzman.

Além de apresentar o perfil da entidade, os representantes da ACAERT também fizeram um relato das ações desenvolvidas no Estado, além de discutirem parcerias entre a entidade e a universidade, uma vez que a UDESC tem três emissoras de rádio que são associadas à ACAERT.

A Rede de Notícias ACAERT - RNA também está dando destaque ao Vice-Reitor da Udesc, MARCUS TOMASI, que é o convidado da semana do "Acaert Entrevista"

UDESC 50 anos*

Em 20 de maio, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) completará 50 anos. A instituição pública, que leva ensino superior gratuito e de qualidade a todas as regiões de SC, é considerada a quarta melhor universidade estadual do Brasil e a 18ª no geral entre 192 avaliadas pelo Ministério da Educação. Também é a sétima do país na área de graduação e a primeira em Santa Catarina.

Para comemorar a data, a universidade prepara uma programação até novembro nos 12 centros, distribuídos em 10 municípios catarinenses e nos polos de ensino a distância. Confira algumas das atrações:

13 de maio

Abertura oficial das comemorações, às 19h, no Museu da Escola Catarinense (Mesc), em Florianópolis. Haverá o lançamento de um documentário especial sobre a história da universidade e de um selo comemorativo dos Correios, além de homenagens aos aposentados, primeiros diretores e técnicos mais antigos da instituição.

14 de maio

Palestra magna do sociólogo espanhol Manuel Castells, às 20h, no Teatro Governador Pedro Ivo, na Capital.

20 de maio

O evento principal será às 19h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), com o lançamento da "Revista Udesc 50 anos: a trajetória da Universidade dos Catarinenses", com artigos de reitores e diretores que passaram pela universidade, além de linha do tempo e panorama atual da instituição. Nessa cerimônia, os 14 reitores (ou familiares) que estiveram à frente da Udesc nos primeiros 50 anos e as pessoas que contribuíram para o fortalecimento da universidade serão homenageados com a Medalha Governador Celso Ramos.

De 15 a 25 de julho

Operação Elpídio Barbosa, do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Udesc, em mais de 10 cidades do Norte do Estado.

27 de maio

Sessão solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Também ocorrerão sessões solenes nas câmaras dos municípios com centros de ensino da Udesc.

Outras atividades

- Atividades acadêmicas, como seminários de ensino, pesquisa e extensão, nas unidades do Oeste e de Ibirama

- 11º Encontro de Extensão, em Laguna;

- Udesc na Praça, em Chapecó;

- Udesc Cefid no Parque, na Capital.

- Semana de Educação Fiscal e o lançamento da cartilha "Empreendedorismo Mirim", da Udesc Esag, em Florianópolis

- Plantio de 50 ipês na unidade de Balneário Camboriú.

- Semana da Faed, marco inicial da universidade. A Faculdade de Educação foi criada em 8 de maio de 1963 e, em 20 de maio de 1965, incorporada à Udesc. O destaque será o lançamento do livro "Faed/Udesc - 50 anos de educação (1963-2013)".

- Lançamento de CD a apresentações da Orquestra Acadêmica da Udesc em Florianópolis e São Bento do Sul.

- Exposição de fotografias no Mesc

- Mostra de Dança Udesc Cefid, na Capital

- 1º Festival de Música Universitária e Cultura de SC, em Lages

- Semana da Udesc Ceart, em comemoração aos 30 anos do Centro de Artes;

- Semana Cultural da Udesc Joinville, que fará 50 anos em 1º de agosto, com lançamento de livro

- Volta ciclística em Lages

- Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), em Pinhalzinho, e os jogos internos dos alunos e dos servidores.

- Exposição de fotografias "Olhares Pedagógicos" encerrará as comemorações do cinquentenário da Udesc em novembro, nos polos de ensino a distância.

*Fonte: Diário Catarinense 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias