Santa Catarina se despede de Luiz Henrique da Silveira

RNA fez uma ampla cobertura do velório, sepultamento e do legado político deixado por LHS

12/05/2015

O corpo do senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira foi sepultado às 18 h desta segunda-feira, 11, no cemitério municipal de Joinville. 

Houve salva de tiros, guardas de Honra da Polícia Militar e depoimentos familiares. O caixão estava coberto pelas bandeiras de Santa Catarina, do Brasil e do PMDB. Centenas de pessoas acompanharam o ato, aplaudindo quando o caixão desceu à sepultura.

Luiz Henrique da Silveira, de 75 anos, morreu domingo no hospital da Unimed, devido a um infarto que sofreu em sua residência no bairro Boa Vista, logo depois do almoço. O corpo foi velado no Centreventos Cau Hansen, desde ontem à noite.

A presidente Dilma Rousseff esteve no velório, onde se reuniram muitas autoridades, entre elas o presidente do Senado, Renan Calheiros e o governador Raimundo Colombo.

A presidente chegou às 15h30min no aeroporto de Joinville, onde recebida por autoridades locais e pelos ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e do Trabalho, Manoel Dias.  Dilma discursou na cerimônia no Centreventos, dizendo disse estar honrada em participar daquele momento e destacando que “um país se faz com homens da estatura de Luiz Henrique”.

O governador Colombo também falou no velório, dizendo que Luiz Henrique “foi um amigo de todas as horas, principalmente nas horas mais difíceis”.

Houve muitos momentos de emoção no Centreventos, especialmente quando a bailarina Amanda Gomes, formada pelo Bolshoi, dançou “A Morte do Cisne” em homenagem ao senador. Também foi feita a leitura de uma mensagem pela assessoria de imprensa do político, em nome de todos que trabalharam com ele ao longo dos 44 anos de carreira*.

Cobertura da RNA

A Rede de Notícias ACAERT - RNA fez uma ampla cobertura do falecimento do senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira.

Logo após a confirmação da morte, no domingo, 10, a ACAERT emitiu uma nota de pesar (confira aqui) e o jornalista Marco Aurélio Gomes produziu uma reportagem extensa ouvindo as principais lideranças políticas do estado, ainda abaladas com a notícia. A reportagem incluiu ainda a repercussão em Brasília, com a jornalista Rita Sardi, e um pequeno perfil biográfico e político de LHS narrado pelo jornalista Silvio Loddi. (confira aqui)

Na segunda-feira, 11, o jornalista Guido Schvartzman se deslocou até Joinville onde acompanhou o velório e o sepultamento do corpo senador e ex-governador Luiz Henrique da Silveira. Direto do local do evento, foram produzidas entrevistas com diversas autoridades municipais, estaduais e federais e dezenas de boletins ‘ao vivo’ para as emissoras associadas. Ao final do dia, a jornalista Patrícia Gomes fez um apanhado geral dos principais fatos que marcaram a cerimônia. A reportagem está sendo veiculada nas rádios associadas à ACAERT nesta terça-feira, 13. (confira aqui)

A jornalista da RNA em Brasília, Rita Sardi, fez uma participação especial ao SBT Santa Catarina comentando a repercussão da morte de Luiz Henrique na Capital Federal (confira aqui) 

O rádiojornal ACAERT Notícias também deu ampla cobertura ao fato, trazendo inclusive a uma análise política da herança e do vácuo deixado pela morte de Luiz Henrique da Silveira. (Edição de 2ª) (Edição de 3ª)

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT com informações Portal Making Of*

Últimas notícias