Fenaert reúne especialistas em São Paulo para debater a relação da economia com o trabalho sindical

Evento será realizado no próximo dia 28 no Sheraton WTC São Paulo

28/04/2015

A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) promove o 1º Seminário de Negociações Coletivas do setor, intitulado "Brasil 2015 – As Relações Sindicais e Políticas". O encontro acontecerá na capital paulista, no dia 28 de abril, no Sheraton WTC São Paulo. Reunirá nomes como o de Carlos Melo, cientista político, articulista do jornal O Estado de São Paulo e autor do livro "Collor: o ator e suas circunstâncias", e de Hélio Zylberstajn, economista, consultor do Banco Mundial, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.
 
O presidente da Fenaert, advogado Ary dos Santos, acredita que o seminário é uma forma de aproximar os sindicatos patronais da Federação e, principalmente, é um momento de reflexão sobre a realidade econômica do País. "É o momento ideal para fazermos uma leitura e entendermos a economia brasileira. Assim conseguiremos direcionar o nosso trabalho, visando obter a cada dia, melhores resultados", avalia Santos.
 
O contexto da economia brasileira é tema do primeiro painel do seminário. A apresentação será de Carlos Melo, mestre e doutor em sociologia. Com o nome "Cenário e Contexto Econômico Brasileiro em 2015", Melo vai falar sobre a inserção dos representantes sindicais no panorama econômico do país. O impacto desta situação econômica será tratado pelo Prof. da FEA/USP Dr. Hélio Zylberstajn, que ministrará o painel "Empregabilidade e Contexto Negocial".
 
À tarde, a discussão gira em torno de palestras, iniciando com "A Estrutura Sindical Brasileira – Aspectos Polêmicos", que será proferida por Rodolfo Pamplona Filho, Juiz da 1ª VT de Salvador e Presidente da Associação Nacional de Direito do Trabalho. Dando continuidade ao tema, o Diretor de Relações Institucionais da CBPI - Centro Brasileiro de Produtividade Institucional, Emerson Casali, abordará as "Relações Trabalhistas e Sindicais - Perspectivas do Cenário Político". Para finalizar, a Assessoria Jurídica da Fenaert, Gama Lima & Guimarães, comandará o debate final entre participantes e palestrantes, com o aprofundamento dos temas.
 
A Fenaert foi fundada em 2006 por dez sindicatos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Pará, Paraíba e Pernambuco. Mas a luta de sindicados para a fundação de uma federação teve início em 1998.
 
O objetivo é representar, coordenar, proteger e defender a categoria econômica das empresas de rádio e televisão, atuando exclusivamente nos âmbitos trabalhista, sindical e de formação profissional. É de responsabilidade da entidade, portanto, atuar como órgão consultivo e colaborar com os sindicatos filiados na promoção de cursos, seminários, estudos e outras iniciativas, visando o aperfeiçoamento profissional dos trabalhadores em empresas de rádio e televisão.
 
Uma das metas da Fenaert para 2015 é terminar o ano com 16 associados, atualmente são 13. Além desta, está prevista a formação de mais dois sindicatos nos estados que não possuem representação sindical patronal na área de rádio e televisão.

Repórter: Tudo Rádio.com

Últimas notícias