Tribunal de Contas de Santa Catarina reúne imprensa para estreitar relação e fortalecer o controle social

Encontro serviu para mostrar o funcionamento do TCE/SC, suas atribuições e competências. RNA participou do evento.

10/03/2015

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Luiz Roberto Herbst, reuniu nesta terça-feira, em Florianópolis, representantes dos veículos de comunicação. O objetivo foi mostrar a estrutura do TCE/SC, suas funções e atribuições. No encontro, foram apresentados os diretores de cada área do tribunal, que julgou cerca de 71 mil processos em 2014. O presidente destacou que o Tribunal fiscalizou a utilização de R$ 50 bilhões em recursos públicos no mesmo período. Herbst valorizou a parceria da imprensa com a Corte catarinense. "Ainda a população não tem aquela publicidade, o conhecimento sobre as ações do Tribunal. E com a colaboração da imprensa entendemos que a população pode ter um conhecimento do trabalho que o Tribunal faz. E essa transparência é cada vez mais aprimorada", disse.

No bate-papo com a imprensa, a assessoria de comunicação (ACOM) explicou as ferramentas de divulgação do trabalho do Tribunal disponíveis no Portal, como a Agência TCE/SC, que disponibiliza material em texto, áudio e vídeo. Foram apresentados também outros campos do site, como os arquivos das decisões da Corte, o Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e) e o local de exibição das sessões ao vivo.

O vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, enfatizou que a velocidade da informação é um grande desafio não só para a imprensa como também para o Tribunal. Afirmou que o trabalho dos jornalistas é imprescindível no controle social. "O controle social é fundamental nessa interação com o controle institucional. E, cada vez mais, ele tem assumido um papel mais presente na sociedade. E a imprensa, por sua vez, tem um papel crucial também na fomentação do controle social e nessa interação".

Um dos representantes da imprensa, o jornalista Guido Schvartzman, gerente de jornalismo da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), elogiou a iniciativa do TCE/SC e acredita que a transparência do julgamento dos recursos públicos é um anseio da sociedade. "Todo mundo quer ver mais transparência e principalmente entender de que forma o dinheiro dos nossos impostos está sendo aplicado pelos governantes. Então, acho que a iniciativa do Tribunal de Contas, em esclarecer como eles funcionam e como essas auditorias são feitas dentro da Corte, serve para que os jornalistas possam multiplicar essas informações para a sociedade de uma forma em geral. Então, acho que aumenta a transparência e acaba tendo como efeito positivo justamente atender a esse anseio cada vez maior da sociedade de dar transparência aos atos públicos", destacou. 

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias