Série de Reportagens da RNA trata de uma vantagem competitiva do estado: a produção têxtil e de tecidos.

A repórter Jessica Melo produziu três reportagens especiais que serão disponibilizadas aos associadas nesta semana.

02/03/2015

A Rede de Notícias ACAERT – RNA, disponibiliza a partir de hoje uma série de reportagens especiais sobre um dos setores no qual o Estado é conhecido pelo destaque: a produção têxtil e de tecidos.

A repórter Jessica Melo produziu três reportagens especiais - que serão disponibilizadas aos associadas na quarta, quinta e sexta -  nas quais ouviu especialistas, empresários, representantes do setor e citou exemplos que ajudam a compreender a realidade desse segmento da economia catarinense.  

Com participação de cerca de 17% no setor brasileiro, empresas de Santa Catarina buscaram, na última década, alternativas para competir com o mercado internacional. No país, o setor têxtil e de confecções vem sofrendo com o aumento das importações de produtos de origem chinesa. 

Apesar do desempenho catarinense nos últimos anos, o ano de 2014 foi difícil até mesmo para o Estado, devido ao baixo crescimento. Um balanço dos últimos anos e as perspectivas do setor para curto e médio prazo são tema da primeira reportagem, com participação do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Rafael Cervone; o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Rodeio (Sindtêxtil), Ivoni Macoppi.

Já a segunda reportagem aborda como algumas empresas catarinenses, também afetadas pelo aumento das importações, promoveram ações para se diferenciar no mercado. Design, inovação, qualificação dos funcionários e novas tecnologias foram algumas das soluções apresentadas pela vice-presidente do movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), Amélia Malheiros; o gerente de estilo da empresa Lancaster, Eduardo Junckes; pelo diretor financeiro da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia e presidente da empresa Automatisa, Marcos Lichtblau, e o presidente da Audaces, Claudio Grando.

A terceira e última matéria tem como foco as micro e pequenas empresas, que são a maior parte dos empreendimentos do setor. O impacto da situação econômica, com aumento dos tributos, gasolina e energia elétrica é um dos temas. A reportagem também traz exemplos de pequenos ateliês que fazem sucesso – um em Araranguá, da estilista Pauli Duarte, e outro em Florianópolis, da também estilista Tatiane Siqueira. Os procedimentos realizados para abertura de MPEs e oportunidades de crédito serão abordadas pelo analista técnico do SEBRAE/SC, Osni Branco.

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Últimas notícias