Campanha para desligamento da TV analógica começa em dois meses

A partir do dia 3 de abril, os telespectadores do Distrito Federal passarão a ser informados diariamente sobre o desligamento da TV analógica no país.

24/02/2015

A partir do dia 3 de abril, os telespectadores do Distrito Federal passarão a ser informados diariamente sobre o desligamento da TV analógica no país.

Em seguida, as emissoras de São Paulo (maio), Minas Gerais (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro) começarão a veicular os avisos sobre o switch off analógico (veja aqui cronograma).  

A divulgação está prevista na Portaria MC nº 3205/2014, que determina a veiculação dos alertas um ano antes da implantação definitiva do sinal digital em cada região.

Os avisos serão divulgados por meio de uma logomarca com o símbolo da televisão analógica, que será exibida no canto superior direito da tela, e por meio de tarjas pretas com texto fixo ao pé da tela.

A logomarca foi aprovada na última reunião do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).

Já a tarja preta deve ter informações sobre a data do desligamento da geradora e as cidades afetadas; o canal digital em que vai operar a estação;  o site e telefone da central de atendimento (que ainda serão criados).

A veiculação da logomarca e da tarja informativa começará com três inserções diárias nos dois primeiros meses, e aumentará gradativamente até atingir 18 inserções, no último mês antes do desligamento.

Vale lembrar que 60 dias antes do switch off, será acrescida à logomarca a contagem regressiva para o apagão analógico.

Em novembro deste ano, um projeto-piloto do desligamento será realizado na cidade de Rio Verde, em Goiás.

A implantação do sinal digital será concluída em todo o país até 2018.

 
 
 

Repórter: Assessoria de Imprensa ABERT

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