Ecad divulga prévia das músicas mais tocadas no país em 2014

Levantamento definitivo será divulgado em abril

13/01/2015

O Ecad divulgou uma prévia dos rankings das músicas mais tocadas, no ano passado, nas rádios AM e FM, nas casas de diversão, casas de festas e em estabelecimentos com música a vivo e sonorização ambiental. Os rankings levam em conta as músicas tocadas e captadas apenas no período de janeiro a setembro de 2014. Os rankings finais serão conhecidos em abril de 2015, quando serão feitos os repasses referentes às músicas tocadas entre outubro e dezembro, respeitando a periodicidade de distribuição trimestral desses segmentos.
 
Nas rádios brasileiras, as nacionais “Mozão”, “Fui fiel” e “Cê topa” lideraram o ranking. Os hits “Wake me up”, “Hey brother” e “Beijinho no ombro” foram os mais tocados nas boates, drinquerias e clubes, caracterizados como “casas de diversão”. O clássico “Parabéns a você” foi a obra mais executada em estabelecimentos com música ao vivo, seguido de "Jeito carinhoso" e "Maus bocados". Já nas casas de festas, as músicas que mais animaram os convidados foram “Show das poderosas”, “Lepo lepo” e “Wake me up” e os sucessos internacionais “Get lucky”, “Roar” e “Treasure” aparecem no topo da lista do segmento “Sonorização Ambiental” (que abrange estabelecimentos comerciais sonorizados, mais especificamente lojas, supermercados e shopping centers).
 
Os segmentos acima mencionados utilizam o sistema de amostra estatística para distribuição dos valores arrecadados. As metodologias utilizadas na composição das amostras possuem certificação do Ibope Inteligência, instituto referência no mercado de pesquisa e especializado em estudos qualitativos e quantitativos nas áreas de opinião pública, política e mercados, entre outras. 
 
O ranking de rádio, por exemplo, considera as músicas executadas nas rádios AM e FM das capitais e do interior, representando o que é realmente tocado em todo o Brasil. Para identificar o que é executado nas rádios brasileiras, o Ecad leva em consideração as planilhas de programação enviadas pelas emissoras de rádio e também as gravações realizadas pelo Ecad.Tec CIA Rádio, que capta, grava e identifica, automaticamente, as músicas executadas. 
 
Desenvolvido pelo Ecad em parceria com a PUC-Rio, o Ecad.Tec CIA Rádio é o primeiro sistema desenvolvido por uma empresa latino-americana totalmente destinado à gestão de direitos autorais e de acordo com as necessidades específicas demandadas pelo sistema brasileiro de gestão coletiva musical. Por isso, o Ecad Tec CIA Rádio é superior aos softwares semelhantes oferecidos hoje no mercado. Além disso, ele é 100% de propriedade intelectual do Ecad, beneficiando milhares de titulares de música, como compositores, intérpretes e músicos, permitindo o avanço do processo de geração da amostragem de músicas captadas nas rádios e contribuindo, assim, para dar mais precisão e agilidade na distribuição dos direitos autorais aos artistas.
 
Através deste sistema, o Ecad grava a programação das rádios brasileiras 24 horas por dia, 7 dias na semana.  O processo é seguro e auditável, na medida em que é todo digitalizado e rastreável. Diariamente, são armazenadas 13.968 horas de gravação de rádios de todo o país. Em 2014, 238 mil execuções musicais de rádios foram identificadas automaticamente.

Repórter: Tudo Rádio.com

Últimas notícias