ACAERT prestigia sessão especial que comemorou os 15 anos da TVAL.

Evento celebrado na ALESC, reuniu funcionários da TVAL, deputados e representantes da ACAERT.

21/11/2014

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC, comemorou nesta quarta-feira, 19, os 15 anos da TVAL. Em sessão solene especial, os deputados estaduais homenagearam jornalistas, servidores, ex-presidentes e membros do parlamento que ajudaram a fundar e fortalecer o trabalho da TV Assembleia. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádios e Televisão – ACAERT, representada no evento pelo Diretor Executivo, Everson Juguero, e pelo Vice-Presidente Regional da Grande Florianópolis, Saul Brandalise Jr., ocupou uma posição de destaque no evento sendo a única entidade representativa chamada para ocupar uma cadeira na mesa diretora, de onde foi conduzida a cerimonia.  

Sessão Especial

A TV legislativa oportuniza que os deputados façam seu trabalho com mais transparência e que a sociedade possa acompanhar de perto a atuação de seus representantes, conforme destacou Titon. “Nesta oportunidade fazemos uma homenagem aos 15 anos de grandes serviços prestados à sociedade pela TVAL e àqueles que trabalharam para que ela se tornasse o que é hoje”, disse.

O deputado Kennedy Nunes (PSD), falando em nome dos demais parlamentares, afirmou que a TV “deu instantaneidade à transparência no trabalho parlamentar”. “Aos 15 anos, a nossa TV está debutando muito bem, com tecnologia avançada e qualidade profissional.” Kennedy falou da evolução tecnológica – da fita VHS até a TV digital – mas ressaltou que, ao longo dos anos, não foi apenas a tecnologia que melhorou, houve uma significativa evolução da programação.

“A informação diversificada, a qualidade da informação e os prêmios recebidos atestam a qualidade da TVAL”, nas palavras do presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Osvaldo Gern. Ele falou sobre a parceria da emissora do Legislativo estadual com as câmaras de vereadores para implantação das emissoras locais. “Temos muita gratidão por essa parceria, que assegura transparência, fortalece a democracia e consolida cidadania.”

A TVAL participou da revolução digital ocorrida nos últimos 15 anos, de acordo com o diretor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Francisco Alves. Nessa trajetória, ele destacou a “capacidade empreendedora, o compromisso, a vocação e o desejo de contribuir com o fortalecimento e a presença de uma Assembleia Legislativa cada vez mais forte e atuante”.

História da TVAL

O deputado Gilmar Knaesel (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa à época em que a TV foi fundada, relembrou o desafio de colocar a emissora no ar com poucos recursos financeiros. “Iniciamos modestamente, mas com o desejo de evoluir e de cada vez melhor informar o cidadão catarinense.” Conforme Knaesel, a TVAL mudou hábitos e costumes. “Os deputados passaram a permanecer mais tempo no plenário e a ocupar mais a tribuna, os discursos passaram a ser mais bem elaborados e até os cuidados com a aparência aumentaram.”

A TVAL foi oficialmente implantada no dia 25 de outubro de 1999. No início, contava com uma equipe pequena e utilizava equipamentos alugados. As sessões e reuniões de comissões eram gravadas e exibidas na sequência.

Hoje a TV Assembleia conta com 14 programas, exibe três telejornais diários ao vivo, transmite as sessões, reuniões de comissões, seminários e audiências públicas. Até dezembro de 2013, transmitia via TV a cabo e internet. Em maio de 2013 a Mesa da Assembleia Legislativa assinou acordo de cooperação técnica com a Câmara dos Deputados na chamada Rede Legislativa Nacional e hoje a TVAL  transmite em sinal aberto, em caráter experimental, para a região da Grande Florianópolis.

Na rede legislativa catarinense, dez TVs Câmaras compartilham sinal com a TVAL: Blumenau, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Joaçaba e Lages.

Exposição

No Hall da Assembleia Legislativa, os visitantes podem conferir uma exposição composta por painéis fotográficos e equipamentos que retratam as atividades da TVAL, a evolução tecnológica e as pessoas que fizeram essa história.

As homenagens

Durante a sessão especial comemorativa foram homenageados:

Ex-Presidentes da ALESC (últimos 15 anos):

Gilmar Knaesel

Onofre Agostini

Volnei Morastoni

Júlio Garcia

Jorginho Mello

Gelson Merisio

Joares Ponticelli

Romildo Titon

Ex-diretores (as) de Comunicação:

Eloá Miranda

Samir Machado

Marise Ortiga Rosa (Diretora e Coordenadora TVAL)

Maria Ivonete Lessa (Diretora e Coordenadora TVAL)

Lúcia Helena Vieira

Thamy Soligo ( Diretora e Coordenadora TVAL)

Deka May

Chico Alves

Ex-coordenadores (as) da TVAL:

Ilson Chaves

Cláudio Schuster

Maria Helena Pereira

Walter Souza

Alencar Tiepo

Fabiano Marques

Suelen Costa

Presidentes das câmaras de vereadores parceiras:

Florianópolis

São José

Balneário Camboriú

Itajaí

Jaraguá do Sul

Joinville

Blumenau

Lages

Câmaras de Vereadores parceiras:

Florianópolis

São José

Balneário Camboriú

Itajaí

Jaraguá do Sul

Joinville

Blumenau

Lages

Representante dos funcionários:

Valdir Mauricio (mais antigo)

Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT com informações AGÊNCIA AL/Lisandrea Costa

Últimas notícias