Assinatura do decreto da migração das AMs completa um ano

No dia 7 de novembro do ano passado, a presidente Dilma dava início à migração

10/11/2014

Há exatamente um ano, a presidente Dilma Rousseff, juntamente com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinava o decreto que autoriza a migração das rádios AMs para o dial FM. O prazo para fazer a solicitação da adaptação da outorga termina nesta segunda-feira, dia 10, de acordo com notícia já veiculada pelo Tudo Rádio.
 
Desde a assinatura, o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações vêm mantendo um cronograma para fazer a adaptação das outorgas. No início deste ano, foram feitas sessões públicas nos estados para a entrega dos pedidos das rádios que desejavam a mudança e, mais recente, estão sendo feitas consultas públicas para a manifestação das emissoras sobre os canais indicados pelo MiniCom e Anatel.
 
Estados do Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste já estão com trabalhos em fase adiantada. Nesta semana, houve a divulgação da exclusão e inclusão de canais no Mato Grosso do Sul, que afetou cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Goiás. A partir de agora, o processo deve abranger o restante do Nordeste e deve avançar pelo Sudeste e Sul do Brasil.
 
Apesar desse estágio, o processo de migração ainda causa muitas dúvidas nos radiodifusores. A principal delas é sobre o valor que será cobrado para a adaptação da outorga. De acordo com as informações, o governo federal contratou uma empresa de consultoria que está fazendo o levantamento dos valores que deverão ser desembolsados. A previsão é que os primeiros índices comecem a ser divulgados ainda esse ano.

Repórter: Tudo Rádio.com

Últimas notícias