Missão Fecomércio retorna a SC com resultados práticos em Dubai e China

Retornando hoje, integrantes da comitiva vão levar a experiências às bases no Estado. ACAERT acompanhou a missão em parceria com Agência Adjori.

04/11/2014

Depois de dez dias de trabalho no Oriente, os integrantes da Missão Empresarial Fecomércio Dubai/China já embarcaram de volta para Santa Catarina com excelentes resultados práticos, que agora serão às bases sindicais e instituições do comércio em todo o Estado. Entre os principais resultados estão:

• Abertura do protocolo de intenções para que empresas catarinenses, de pequeno, médio e grande porte possam se instalar na Zona Franca de Jafza, em Dubai e a visita do seu diretor sênior para a América, Ahamad Bin Harib, e pela executiva desse setor, a brasileira Zilda Rosa, a Santa Catarina, no ano que vem.

• Contatos para utilização do maior porto de cargas do mundo, o de Xangai, na China, por parte das empresas catarinenses, depois de audiência e visita ao porto, onde os integrantes da Missão foram recebidos pelo responsável pela administração do terminal, o Sr. Liu.

• Compromisso estabelecido no Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional (CPIT), em Xangai, para que o secretário-geral Zhao Jiandong vá a Santa Catarina no ano que vem para conhecer o potencial do Estado e os empresários catarinenses no Centro Internacional de Negócios que será inaugurado pela Fecomércio.

• Abertura de protocolo para que investimento dos chineses no setor imobiliário catarinense, com o vice-presidente e secretário geral Keqiao Shen e a diretora Stacey Wang, da Federação da Indústria e do Comércio de Xangai, que aceitaram o convite para realizar uma missão de prospecção de negócios no Estado no próximo ano.

• Na Canton Fair, em Guangzhou, intercâmbio com ‘trades’ como a China Link Trading Solutions para prospecção de produtos na China, auditar as condições das fábricas, fazer o controle de qualidade e todo o assessoramento do negócio – como documentação, pagamentos –, embarque e no desembaraço da mercadoria no Brasil.

Antes do embarque para o Brasil, o diretor executivo da Fecomércio, Marcos Arzua, fez um balanço da Missão ao Oriente: “Encerramos essa missão com resultados muito importantes. Tivemos uma excelente recepção em Dubai, onde conseguimos consolidar a abertura do mercado de lá para as pequenas e médias empresas brasileiras. Viemos para a China onde tivemos, no mercado imobiliário, notícias bastante esperançosas para o setor. A visita a Feira nos deixou absolutamente convictos de que, realmente, o Oriente, apesar de ter tido uma acomodação econômica, ainda é um polo irradiador de negócios e abastecimento para o mundo. As ações associadas a esta viagem deram toda a preparação para que o nosso Centro Internacional de Negócios possa iniciar suas atividades a partir do primeiro trimestre de 2015 com toda força e dando bastante informação e estrutura para os empresário de Santa Catarina”.

 

Além de Arzua, participaram da Missão Empresarial os vice-presidentes da Fecomércio da Região Oeste, Francisco Crestani; da Grande Florianópolis, Marcelo Brognoli; de Varejo, Sandro Moretti; de Habitação, Sergio Luiz dos Santos; o presidente da Câmara Empresarial do Comércio Atacadista da Fecomércio SC, Telmo Sandro Poli; a coordenadora das Câmaras Empresariais da Fecomércio SC, Marília Haffermann; e a empresária do setor de comunicação Luciana Rivoli.

Repórter: Fernando Bond Adjori, especial para ACAERT.

Últimas notícias