Presidente da ACAERT visita Casan

Rubens Olbrisch visitou o presidente da Casan, Valter Gallina

12/06/2014

O presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento Casan, engenheiro Valter Gallina, recebeu nesta quarta-feira ( 11), a visita do presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, acompanhado do diretor Executivo da entidade, Everson Juguero. A visita de cortesia foi um momento para a troca de informações e a divulgação dos serviços e eventos promovidos pela entidade. A comitiva da ACAERT acabou se encontrando com o senador Luiz Henrique da Silveira e com o secretário adjunto da Casa Civil,José Ari Vequi.

Durante a visita, Gallina confirmou recurso de R$ 200 milhões para macro projeto de captação para a Região Oeste. Trata-se da implantação do macro projeto de captação do Rio Chapecózinho. O projeto consiste na implantação de uma nova adutora de 1000 milímetros de diâmetro e 57 km de extensão, criando o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Chapecó, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta e garantindo o fornecimento de água tratada para a região pelos próximos 50 anos, principalmente em épocas de estiagem.

Para o presidente da Casan, Valter Gallina o investimento é histórico e o maior volume de recursos já aplicado num projeto estruturante de ampliação do abastecimento de água no estado pela empresa em parceria com o governo federal, bem como será a maior adutora em construção atualmente no país em diâmetro e extensão . Segundo ele, o projeto básico e executivo da obra já este concluído e agora com os recursos garantidos a implantação da nova adutora poderá ser agilizada a partir da licitação do projeto final que prevê ainda a construção de uma estação de tratamento de água com capacidade de vazão de 1.252 litros por segundo , próximo ao Rio Chapecózinho, e quatro
reservatórios nas cidades beneficiadas.

Só o projeto executivo teve custo de R$ 1 milhão e 361 mil. Os recursos confirmados pela presidente estão assegurados junto ao Ministério da Integração Nacional via Programa de Aceleração do Crescimento – PAC-2. A nova captação de água vai beneficiar uma população estimada de 447 mil habitantes dos quatro municípios abrangidos no projeto que vinha sendo objeto de estudos e desenvolvimento pela Casan há mais de cinco anos.


Rubens Olbrisch, Valter Gallina e Everson Juguero


Rubens Olbrisch, Valter Gallina, senador Luiz Henrique da Silveira, José Ari Vequi,
sec. adjunto da Casa Civil e Everson Juguero. 

Repórter: Assessoria de Imprensa Casan

Últimas notícias