CONFIRA RECOMENDAÇÕES DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

Comando da PM/SC divulga orientações à população sobre as manifestações populares.

19/06/2013

 A livre manifestação do pensamento é um direito garantido pela Constituição que se reveste em um exercício inconteste da cidadania. Atenta e voltada à preservação desta garantia, a Polícia Militar de Santa Catarina vem acompanhando o desenrolar das manifestações sociais que vêm acontecendo em nosso Estado desde a última terça-feira. Nesse sentido, recomendamos aos catarinenses as seguintes orientações:

a) Nestes locais de grande aglomeração, é possível que criminosos - que nada tem a ver com a manifestação - aproveitem-se do anonimato na multidão para provocar danos, depredação e outros atos de vandalismo.

Por isso:

- Evite levar crianças para estes eventos;

- Evite levar objetos de valor;

- Não seja influenciado pela conduta de vândalos. Não apoie depredação, dano, ou qualquer outro ato violento;

-Ocorrendo algum tipo de vandalismo, procure se afastar destes, para sua segurança e para que a polícia possa intervir;

- Denuncie os atos acima citados pelo telefone 190 ou pelo Twitter da @P_M_S_C.

- Havendo deslocamento da manifestação, procure aguardar para que a Polícia Militar feche as ruas, para que não haja perigo de atropelamentos.


b) A você, que não deseja participar destes atos, considere que:

- Vias públicas podem ser bloqueadas sem aviso prévio e serviços como transporte coletivo podem ser interrompidos temporariamente.

- Se você tem compromissos importantes, leve em conta estes fatores, planeje rotas alternativas e antecipe seus deslocamentos.

 - Como se vê, equalizar em harmonia o exercício da livre manifestação e o direito de ir e vir requer exaustiva habilidade e sintonia social, atributos dos quais nossa Corporação é portadora.

Estamos atuando, portanto, mais uma vez, ao lado do povo catarinense. Existimos para proteger e não será diferente nestes dias que já fazem parte importante de nossa história. Conte sempre com nossa Polícia Militar de Santa Catarina, formada por pessoas do bem, para o bem das pessoas.

Quartel do Comando-Geral em Florianópolis, 19 de junho de 2013.

NAZARENO MARCINEIRO
Coronel PM Comandante-Geral
Polícia Militar de Santa Catarina

Repórter: Polícia Militar de Santa Catarina

Últimas notícias