Simpósio em Chapecó discutiu as relações entre Judiciário e Imprensa

<P>Evento, que reuniu cerca de 800 pessoas,&nbsp;foi realizado em Chapecó pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI). A ACAERT participou do Simpósio, abordando a atuação irregular das rádios comunitárias. &nbsp;</P>

12/04/2013

(12/04/13)

Para discutir as relações entre a Imprensa e o Poder Judiciário, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) realizaram o Simpósio Judiciário e Imprensa, nesta  quinta-feira (11 de abril), no Lang Palace Hotel, em Chapecó, com a presença de ministros das cortes superiores do Brasil e 800 profissionais das áreas da Comunicação Social e do Direito.

O seminário reuniu juizes, jornalistas dos veículos de comunicação e assessorias, acadêmicos de jornalismo e direito, promotores de justiça e servidores do Poder Judiciário.

A ACAERT participou do evento com o tema Legalidade na radiodifusão, apresentado pelo jornalista Marco Aurélio Gomes, pelo assessor jurídico da entidade, Gustavo Luft Mativi e vice-presidente Regional do Oeste, Francisco Norberto Bohner Neto. O Objetivo foi destacar a atuação irregular das rádios comunitárias em Santa Catarina.

O Simpósio iniciou às 18h30 com manifestações dos presidentes da ACI (jornalista Ademir Arnon) e da AMC (juiz de Direito Sérgio Luiz Junkes), além do Secretário de Comunicação do Estado (Nelson Santiago) e outras autoridades.

A palestra de abertura foi proferida pelo vice-presidente do Grupo RBS, Eduardo Magnus Smith, com foco em avanços e desafios do papel da imprensa e do Poder Judiciário no Século XXI.

O primeiro painel tratou dos avanços no campo da cidadania e o novo momento nacional para a Justiça e a Imprensa brasileiras; as experiências acerca do relacionamento entre imprensa e Judiciário no âmbito regional, com enfoque para a necessidade de descentralização e criação de estruturas de comunicação nas regiões do interior do Estado como forma de consolidar a aproximação entre a Justiça e a sociedade através dos meios de comunicação.

Participaram desse painel o desembargador e ex-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil Rodrigo Collaço; o juiz de direito Ermínio Darold e os jornalistas Moacir Pereira e Alfredo Lang, tendo como mediador o juiz Rafael Sândi.

O segundo painel focalizou o novo momento da cidadania brasileira a partir do julgamento do mensalão e a convergência entre Judiciário e Imprensa para o fortalecimento da democracia.

Atuaram como painelistas, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, os professores Arthur Fernando Losekann (Unoesc) e Ilka Margot Goldschmidt Vitorino (Unochapecó), tendo como mediador o juiz de Direito de 2o grau Paulo Ricardo Bruschi.

Na etapa final, o jornalista, escritor e historiador Moacir Pereira lançou duas obras: “Nereu Ramos, José Boiteux, Altino Flores e Alírio Bossle: os 80 anos da Associação Catarinense de Imprensa” e “A comunicação em Santa Catarina: ensino, profissão e modernização”.

O Simpósio de Integração Judiciário e Imprensa teve apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Unoesc, Unochapecó, Hotel Lang Palace, Pasteca, Coopercentral Aurora Alimentos, Cooperalfa, MB Comunicação Empresarial/Organizacional, T12 e Inviolável.


Mesa de autoridades do evento


Jornalista Marco Aurélio Gomes, assessor jurídico da entidade, Gustavo Luft Mativi e vice-presidente Regional do Oeste, Francisco Norberto Bohner Neto


Cerca de 800 pessoas participaram do evento

Últimas notícias